Na melhor idade, as atividades físicas são fundamentais.
Os exercícios físicos propostos para os idosos fornecem benefícios que auxiliam em todas as áreas, tratando do bem-estar físico ao psicológico.
Por isso, para nutrir e preservar sua saúde, além de manter sua autonomia em realizar atividades cotidianas, você deve se exercitar de maneira organizada, seguindo sempre as devidas recomendações médicas.
A seguir, veja as 5 recomendações de exercícios que vão te ajudar a manter o ritmo:
Caminhada
Segundo o portal IG Mail, caminhadas diárias de 30 minutos são capazes de prevenir doenças e reduzem significativamente o risco de AVCs. Além disso, a caminhada também ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e é muito eficaz na prevenção de diabetes.
Dança
A dança é uma arte milenar que dá espaço ao ritmo de cada ser humano.
De acordo com informações da plataforma Clínica CEU, praticar aulas de dança contribui na inibição dos bloqueios emocionais, pois mantém a interação biopsicossocial, o que diminui a hipertensão e melhora sintomas da depressão.
Pilates
O pilates vem se destacando entre os exercícios recomendados para se praticar na melhor idade. Isto se dá pelo fato de que praticar pilates fornece um pacote completo de melhorias para o corpo, sendo capaz de fortalecer os músculos e ajudar a manter o alinhamento da postura. Além de contribuir no combate a diabetes, hipertensão arterial e obesidade.
Natação
Além de fortalecer os sistemas respiratório e cardiovascular, a natação ajuda a diminuir os sintomas de Alzheimer, pois a execução dos movimentos, como braçadas e batidas de perna, exige constante uso do raciocínio, o que exercita o cognitivo, tornando-o mais forte.
Hidroginástica
Por ser um dos exercícios físicos de baixo risco para idosos, a hidroginástica é ideal para pessoas que sofrem com artrose e osteoporose.
Além disso, especialistas afirmam que praticar aulas de hidroginástica ajuda a desenvolver o sistema cardiorrespiratório e melhorar a coordenação motora. De modo semelhante, a hidroginástica é capaz de fortalecer os músculos de maneira segura, eliminando os riscos de futuros prejuízos ao corpo.
No sentido de não cobrar de maneira excessiva do físico de uma pessoa mais velha e evitar lesões, os exercícios físicos praticados pelos idosos devem ser de baixo impacto, focando primordialmente no desenvolvimento da flexibilidade.
Se você chegou até aqui, já está abastecido(a) com ótimas ideias para começar os seus exercícios físicos. Não perca tempo, aproveite as dicas e comece a treinar o quanto antes!