Você sabia que não precisa ficar rico(a) ou gritar as margens do rio Ipiranga para ter independência financeira?
Por definição, a independência financeira começa a partir do momento em que você não se preocupa mais em arrecadar renda para se sustentar.
Para muitos, esse momento chega quando, finalmente, é possível se aposentar.
Por isso, para garantir uma aposentadoria segura e livre de preocupações, veja abaixo as dicas do educador financeiro e CMO da ADSPLAY, Bruno Campos de Oliveira:
Faça um balanço patrimonial
Fazer um balanço patrimonial é simples, você só precisa definir quais são suas dívidas e compromissos financeiros e, por fim, enumerar o que você já tem como patrimônio.
Defina metas e objetivos
Após visualizar tudo o que você já conquistou, você precisa mirar no que ainda deseja conquistar. Para isso, estipule metas de curto, médio e longo prazo.
Controle seu orçamento
Essa é a etapa mais importante, pois é aqui que você separa os recursos necessários para investir na sua aposentadoria.
É fundamental anotar todas as receitas e despesas que permitem visualizar como você está utilizando seu dinheiro. Além disso, existem métodos ágeis utilizados para quem está começando a reservar dinheiro.
O professor de educação financeira Thiago Nigro costuma recomendar o método 50-30-20. Este método consiste em reservar 50% da sua renda líquida mensal para gastos fixos, 30% da sua renda líquida mensal para gastos variáveis e, por fim, 20% da sua renda líquida mensal deve ser destinada à reserva financeira e realização de projetos futuros.
Invista em previdência complementar
Tendo seguido todos os passos anteriores, você já tem noção do que tem e do que precisa. Agora, basta aderir a um plano de aposentadoria privada e garantir comodidade para o seu futuro.