Problemas como insônia crônica, oscilações no humor, alterações no apetite e fobias podem ser consequência de distúrbios emocionais.
Por isso, é muito importante saber como contornar esses eventos e conseguir
cuidar da saúde mental sem negligenciar indícios de doenças associadas ao envelhecimento.
Sinais de problemas
A ajuda de profissionais especializados é fundamental quando se busca identificar com exatidão os problemas que afetam a saúde mental dos idosos, pois somente um médico experiente saberá como diagnosticar o problema e fazer recomendações de intervenção.
De acordo com estudos realizados pela UNIFESP, na atualidade, o idoso apresenta um novo perfil: saudável e autônomo. Isso se dá, principalmente, pela preocupação cada vez mais crescente em cuidar da saúde da mente e do corpo e você mesmo (a) pode fazer a diferença na hora de evitar eventuais problemas.
Invista em uma rotina mentalmente saudável
Isso irá trazer harmonia para o dia a dia e resultará em muitos momentos agradáveis. Valorizar sua própria companhia é caminho para o autoconhecimento e para a resiliência. Não espere por outros para aproveitar bons momentos.
Alimente- se bem
O equilíbrio adequado entre vitaminas, proteínas e carboidratos é essencial para uma mente equilibrada. Dê preferência ao natural e invista em pratos coloridos e versáteis.
Hobbies são grandes amigos
Desenvolva talentos: é sempre um bom momento para aprender ou aprimorar.
Escreva, dance, leia, cultive, pratique artesanato e valorize seus talentos.
Preencher o tempo com atividades úteis ressignifica seu dia.
Aproveite seus melhores anos com sabedoria!