Setembro Amarelo: Começa o mês de combate ao suicídio

A vida é a melhor escolha!

Falar sobre suícidio é considerado um tabu. 

Contudo, muito embora esse tema seja considerado polêmico e evitado por muitos, o suicídio continua sendo uma triste realidade que aflige inúmeras famílias ao redor do mundo..

Dados divulgados pela OMS relatam que, somente em 2019, mais de 700 mil casos de suícidio foram registrados no mundo, isso sem contar com os episódios subnotificados. Destaca-se também que os registros em território brasileiro são alarmantes, chegando a aproximadamente 14 mil ocorrências por ano.

Por isso, a campanha do Setembro Amarelo busca conscientizar e prevenir o suícidio por meio de diversos movimentos e campanhas ao longo deste mês, visando oferecer ajuda para aqueles que sofrem com problemas psíquicos intensos. 

 

No que se baseia a campanha

Uma vez que mais de 90% de todas as ocorrências de suicídio estão relacionadas a doenças mentais, estima-se que há alta incidência de doenças psicoloógicas não diagnosticadas, o que aumenta o risco à vida de forma iminente.

O acesso a tratamentos psiquiátricos e informações de fontes capacitadas e confiáveis, é, certamente, a melhor possibilidade de reversão de casos de suicídio e proteção à vida.

 

Seja um combatente, lute pela vida 

Existe uma página oficial na web que representa a campanha do Setembro Amarelo. Neste ano, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas, para saber mais você pode clicar aqui.

A conscientização sobre  a importância da vida e a valorização de indivíduos em situação de risco é uma manobra essencial: atente-se a sintomas de depressão, ansiedade, crises de pânico em si mesmo (a) e em pessoas próximas a você. 

Entender a dor do próximo é fundamental para evitar que uma vida seja desperdiçada: o tratamento é a melhor solução.