Manter-se em plena atividade na aposentadoria é uma realidade de muitos brasileiros que sentem que podem continuar desempenhando funções que têm afinidade. Para alguns, arriscar-se no ramo dos negócios, abrindo a sua própria empresa, é parte de um sonho que se realiza. Mas sabemos que é preciso mais do que vontade para isso acontecer. É essencial comparar a sua empresa a um organismo vivo.
Soou estranho? Saiba que assim como um ser, a empresa também adoece e falece.
É preciso ter atenção quanto aos primeiros sintomas de desgaste e recorrer às medidas necessárias para não perder seu negócio.
Uma empresa saudável financeiramente tem como prioridades obter boa captação de recursos, produtividade contínua e bom fluxo de caixa. Explicando melhor, uma empresa que produz constantemente, possuindo os recursos necessários às operações da empresa, vende melhor seus produtos e ainda gera lucros suficientes para manter-se ativa.
Sua empresa precisa estar em dia e as receitas e despesas devem estar em pleno equilibro. Se não é o caso, veja quatro dicas para melhorar a saúde do seu negócio:
1.Cuidado com as dívidas
As dívidas nem sempre são sinônimos de que algo vai mal, quando estão dentro do planejamento financeiro. Muitas vezes fazer um financiamento em prol da empresa, visando melhorias, pode ser uma boa alternativa. Uma vez que, mesmo endividada, ela alcança lucros compensatórios e não passa por problemas financeiros.
Além disso, um financiamento pode ser uma maneira de economizar a longo prazo, podendo aumentar o seu capital de giro. Verifique se o que está financiando poderá ser revertido em investimento no futuro.
Entretanto, fazer dívidas para pagar outras pode ser uma enrascada, e a conhecida bola de neve pode vir à tona. Sabe-se que o endividamento faz com que a sua empresa não saia dessa com vida. Você pode encontrar dificuldades em relacionar-se com fornecedores, e trocá-los pode não ser a melhor solução.
É fundamental manter o controle sobre suas despesas, mantendo-as pagas e evitando contrair novas dívidas. Outro ponto importante é separar as contas pessoais das da empresa, assim saberá exatamente o que acontece em cada situação.
2. Faça um planejamento financeiro
Planejamento financeiro é o que vai definir se sua empresa está saudável ou não. É com ele que você terá o controle de fluxo necessário para considerar imprevistos, caso tenha que enfrentá-los.
Crie planilhas para gerir o fluxo de caixa, para saber a situação das dívidas (se estão pagas ou não), anotar pagamentos de salário a funcionários, mensurar a produtividade e a rentabilidade, controlar o estoque e, claro, checar a inadimplência dos clientes. Essa organização permitirá mais fluidez e visibilidade nas finanças da sua empresa.
Importante lembrar que comparar ativos e passivos também facilitará no fechamento do caixa, sem esquecer de mencionar a liquidez, que também é um aspecto fundamental para a empresa atuante. A partir daí deve-se projetar um fundo de emergência, uma reserva que pode impedir a falência em circunstâncias críticas.
3. Analise seu lucro líquido todos os dias
A melhor maneira de mensurar a saúde financeira de sua empresa é analisando frequentemente o lucro líquido – montante após o pagamento das despesas. Se, após isso, o resultado for positivo, satisfatório para pagar remunerações e fazer voltar o investimento, significa que a saúde do seu negócio está em ótimas condições.
Em contrapartida, é pertinente fazer uma análise periódica e repensar as variações tributárias, bem como os gastos operacionais, afim de reduzir o quadro de despesas.
4. Busque auxílio com especialistas
Se o seu caso não for satisfatório, não hesite em buscar boas consultorias. O primeiro passo é encontrar especialistas em serviços contábeis, que vão analisar a situação da empresa. A partir dessa verificação, poderão organizar as receitas e as despesas, projetando resultados para evitar uma possível falência.
Ajuda nunca é demais, principalmente no que diz respeito a finanças. Não deixe de viver o melhor do ramo empresarial por causa de obstáculos. Cuide da saúde dos seus negócios e prospere.