Conhecida como uma das enfermidades mais avassaladoras da humanidade, o câncer ocupa o segundo lugar no ranking de doenças que mais matam no mundo, perdendo apenas para problemas cardiovasculares.
A data de 8 de abril, foi escolhida como Dia Mundial de Combate ao Câncer para produzir materiais com esclarecimentos, expectativas e formas de prevenção ao câncer. A base dos mais variados temas está sempre centralizada na melhor forma de prevenção do progresso da doença, uma vez que, o diagnóstico precoce é a melhor forma de assegurar níveis mais elevados de expectativa de cura do câncer nos órgãos, tecidos e ossos do corpo.
Segundo o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA), a lista de maiores casos de acometimento em brasileiros segue na seguinte ordem:
1º: Câncer de pele;
2º: Câncer de próstata e mama;
3º: Câncer de cólon e reto;
4º: Câncer de pulmão;
5º: Câncer de estômago.
No Brasil celebra-se ainda o dia 27 de novembro como Dia Nacional de Combate ao Câncer. As repetições são sugeridas ainda em dias para cânceres específicos, de modo que a população seja constantemente orientada a realizar auto exames e manterem os check- ups de saúde em dia.