Doenças e acidentes de trabalho: saiba como se proteger

Falta de segurança e pressões emocionais afetam a saúde de colaboradores

Segundo dados emitidos pela Previdência Social, a cada minuto uma pessoa sofre danos à saúde no desempenho de funções profissionais. Os registros, somente em acidentes de trabalho, ultrapassam 576.951 vítimas, o que faz com que empregadores se preocupem cada vez mais com a necessidade de formas de prevenir a saúde ocupacional.

A problemática expande-se quando o assunto é acometimento à saúde física por doenças que provocam transtornos emocionais e lesões promovidas por estresse, problemas ergonômicos e posturais. Estas possibilidades que não computam dados à despesa super representativa enfrentada pelo sistema previdenciário do país, cerca de 70 bilhões ao ano para pagamento de direitos de afastamento a trabalhadores, acomete 25% dos trabalhadores, ainda com base nos dados cedidos pela Previdência Social.

As informações levam a uma percepção muito clara. É preciso analisar com atenção os pontos que podem estar afetando sua saúde na rotina de trabalho, não importa qual seja a categoria em que o desconforto está. Para isto, pondere sobre as questões a seguir:

Como preservar a saúde mental diante das pressões?

A primeira campanha é sobre a saúde emocional que, em geral, é deixada de lado até que extremos sejam alcançados e acarretem patologias psicológicas de difícil solução. Para prevenir sua saúde mental, evite desgastes. É sabido que desempenhar um papel profissional pode incluir vários episódios de estresse, todavia, suas atividades devem ser realizadas dentro de medidas que você pode gerenciar. Afaste-se de problemas sem solução e encarregue-se de cumprir o mais coerentemente possível suas funções, sem perder a compostura emocional diante das dificuldades.

Você compreende os princípios da ergonomia?

A prática compreende adaptar o ambiente de trabalho a quem o utiliza, de modo a melhorar seu rendimento e minimizar os riscos de acidentes ou doenças ocupacionais. O estudo abrange três vertentes centrais: os aspectos técnicos, a condição ambiental e o déficit organizacional.

 E, por aqui, tudo importa. Desde os ruídos que dificultam sua concentração no ambiente, o ritmo de trabalho e prazos de suas demandas e a qualidade de mobílias e máquinas que você utiliza para realizar seu trabalho.

Procure criar bons hábitos rotineiros e aplique as dicas abaixo:

  • Faça 10 minutos de pausa a cada hora trabalhada, evitando aparelhos eletrônicos;
  • Pratique alongamentos;
  • Procure interagir socialmente;
  • Não se exceda em horas trabalhadas;
  • Analise seu ambiente de trabalho e invista em melhorias para seu conforto;
  • Busque ajuda profissional em situações de dor persistente ou abalo psicológico.

Por fim, respeite seu tempo e sua saúde. Conheça seus limites e não os ultrapasse.

Tags: acidentes carreira

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