Imóveis: tente planejar os próximos cinco anos

Comprar imóveis é uma das formas mais seguras de investimento, mas requer alguns cuidados. Confira quais são eles

Em tempos de crise econômica, uma boa pedida para quem tem dinheiro para investir é aplicá-lo em um planejamento sério e bem bolado para poder passar os próximos anos um pouco mais tranquilo. E, nesses tempos, é possível encontrar oportunidades imperdíveis para se investir em imóveis.

Se você considera essa possibilidade, ou precisa de mais informações para ter certeza de que fará um bom investimento, continue a leitura e veja os principais pontos positivos e negativos dessa modalidade de aplicação!

Quando imóveis são um bom investimento?

Normalmente, investir em imóveis é sempre uma forma segura de fazer o seu dinheiro render. Primeiramente, porque imóveis dificilmente se desvalorizam e perdem valor de mercado, especialmente imóveis novos. Segundo, porque um imóvel pode ser alugado, gerando uma renda extra para você.

Contudo, em momentos de crise econômica, muitas pessoas que atravessam dificuldades financeiras podem, por necessidade, acabar vendendo seu patrimônio em imóveis para pagar dívidas ou por precisar de um grande montante de recursos imediatamente. Logo, esses períodos são ótimos para encontrar oportunidades únicas em imóveis que acabam sendo vendidos por preços abaixo da média de mercado.

Portanto, se você pensa em comprar um imóvel, esse é um bom momento para investir nessa modalidade. Com certeza seu arrependimento será apenas de não ter mais dinheiro para investir.

E quando imóveis não são um bom investimento?

Há também momentos em que o mercado de imóveis não é tão vantajoso. Isso geralmente se dá em momentos em que muitas pessoas estão investindo na mesma região e a demanda por um certo tipo de imóveis aumenta. Mas, mesmo nesses períodos, com uma investigação determinada, e bons corretores para lhe ajudar, ainda é possível encontrar boas oportunidades de negócio.

As desvantagens do investimento em imóveis se dão principalmente no nível de rigidez e requisitos para se comprar ou financiar um imóvel. Muitas vezes esse é um processo que demora um tempo razoável e acaba tornando essa modalidade de investimento menos atrativa para que deseja um retorno mais imediato. O investimento em imóveis possui baixa liquidez. Isso quer dizer que, apesar de a margem de lucro com o investimento não ser a maior dentre as modalidades existentes, o retorno financeiro, após um período razoável de tempo, é garantido.

O que fazer antes de investir?

O primeiro passo fundamental a se dar antes de fechar qualquer negócio em imóveis é simples: planejamento! E se possível de curto, médio e até longo prazo.

Se você ainda não tem o montante de recursos necessário para realizar o investimento, primeiro você precisa colocar a casa em ordem. Comece reconhecendo com precisão quais são suas despesas fixas, variáveis e qual a receita mensal de sua família. A partir disso, você poderá saber quanto você terá disponível para investir mensalmente no primeiro ano.

Agora, se você já tem o montante para o investimento, isto é, sabe quanto terá disponível mensalmente, é possível fazer um planejamento em médio prazo para dois até três, quatro anos.

Procure definir em quanto tempo você vai quitar o financiamento, ou se já tem como quitar, como você vai utilizar seu novo bem para que ele te dê retorno financeiro no futuro. Você pode também alugar o imóvel ou até mesmo calcular o melhor momento para vendê-lo como forma de garantir algum lucro com o investimento.

Devemos mencionar aqui também que é fundamental que você conte com profissionais de confiança, que conheçam o mercado, entendam dos processos necessários para realizar o investimento e estejam à sua disposição para lhe ajudar a fechar o melhor negócio.

Investir em imóveis é, certamente, uma forma segura de garantir um retorno substancial do seu investimento. Contudo, existem muitas outras modalidades de investimento que podem se encaixar melhor no seu perfil de investidor.

Tags: cuidados imóveis investimento vantagens

Veja mais