Imposto de Renda 2022: Descubra como começar a se organizar
Cidadãos que receberam rendimentos tributáveis em 2021 em valores superiores a R$ 28.559,70 ou ganhos de mais de R$ 40 mil em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte, estão em vias de ter de declarar o Imposto de Renda em 2022.
Com início do prazo de declarações no dia 1º de março, os contribuintes já podem começar a reunir documentos para cumprir as regras da declaração do Imposto de Renda.
Para muitos brasileiros, a tarefa pode ser bastante desgastante: é comum que se criem muitas dúvidas em torno da declaração.
Nesses casos, a melhor alternativa é procurar ajuda especializada. Não adie a procura por um profissional e invista em auxílio se você tem muitas dúvidas.
Prepare-se:
O programa gerador do Imposto de Renda é muito acessado: faça o download com antecedência
Desta forma, você evita contratempos de excesso de tráfego para efetivar o download do programa, somente por ele você poderá declarar seu Imposto de Renda.
Documentos devem estar à mão
Documentos comprobatórios de educação, saúde, informes de rendimentos e de aplicações financeiras devem ser organizados logo.
Assim, você evita ser pressionado pelo prazo da declaração.
Deduções podem ser limitadas
Veja, por exemplo, que deduções com gastos de saúde não têm limites de dedução enquanto despesas com educação são limitadas por titular.
Além da obrigatoriedade de documentações que comprovem as despesas, há outras deduções que só podem ser feitas dentro do limite.
Não deixe para a última hora
Quanto antes você declarar seu Imposto de Renda, melhor.
Você facilita seu trâmite e recebe a devolução mais rápido se adiantando.