De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa eCred, o grupo de brasileiros que possuem cinco ou mais cartões de crédito só aumentou nos últimos tempos. Em contrapartida, o número de cidadãos inadimplentes também cresceu em um salto que quebrou o recorde de 2014.
Segundo o portal de economia do G1, neste ano de 2022, o número de famílias endividadas alcançou um nível preocupante, especialmente pelo mau uso do cartão de crédito: 82% das famílias inadimplentes, pararam de pagar dívidas de cartão de crédito.
Ter cartões de crédito em excesso é uma bomba relógio
Assumir a responsabilidade demais de um cartão de crédito dificulta a administração do dinheiro e ocasiona endividamentos. Isso sem falar das taxas de juros multiplicadas, caso você deixe de pagar alguma fatura do cartão.
Evite!
Segundo a coordenadora de serviços financeiros do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Ione Amorim, é mais inteligente ter um único cartão com limite alternável, do que vários cartões com limites que você desconhece, pois assim é possível realizar um mapeamento efetivo dos gastos e ter maior controle sobre as contas.