Quando se pensa em casa de praia, as primeiras memórias são de bons momentos de lazer, descanso com amigos, filhos e parentes. Uma casa ou um apartamento que acomode uma família grande pode ser perfeita(o) para quem prefere ter liberdade nas férias – ou até mesmo fugir do estresse cotidiano. Já imaginou se essa casa de praia fosse sua?
Se você tem pensado em comprar uma casa de veraneio, entenda que é necessário analisar bem todas as condições que esse tipo de imóvel requer. Primeiramente, pergunte-se se está na hora de comprar um imóvel na praia.
Ao adquirir um imóvel fora do meio urbano, deve-se considerar se ele terá gastos, caso não esteja em uso. Pensando nisso, é importante ponderar, já que essa compra exige planejamento e cuidado. Veja a seguir dicas importantes para te ajudar na realização do seu sonho:
Escolha o lugar certo para seu imóvel
Antes de qualquer coisa, pesquise o local onde quer ter a casa ou o apartamento. Cheque se há facilidade para chegar às estradas e ao comércio. Certifique-se se há transporte público, supermercados, farmácias, hospitais e postos policiais. Conheça a vizinhança e entenda como é a rua perto do imóvel em alta e baixa temporadas.
Planeje todos os custos
Analise os possíveis custos que esse imóvel pode onerar, tais como IPTU, luz, água e condomínio. Até os trâmites da compra deverão constar em seu planejamento: anotar todas as despesas de cartório e documentações é fundamental para evitar desordem financeira. Faça um levantamento para saber quanto você irá despender e entender se é o momento ideal de adquirir ou não uma casa na praia.
Consulte um especialista imobiliário
Contrate um especialista no ramo imobiliário para vistoriar o imóvel e avaliar as condições que ele se encontra. Isso evitará situações desagradáveis e imprevistos como infiltrações ou problemas elétricos, bem como deteriorações causadas pela maresia. Todo cuidado é pouco!
Seja prudente
Procure por imóveis que caibam em seu planejamento financeiro. Analise as possibilidades e feche apenas se a opção for atrativa.
Negocie sempre – não há nada de errado nisso
Negocie. Não tenha receio, porque se você souber como fazer, vai conseguir barganhar o imóvel por um preço que pode ser muito vantajoso para você no fim das contas.
Investimento
A sua casa ou o seu apartamento pode funcionar como uma boa fonte de renda. Pense nessa possibilidade como um investimento, alugando o imóvel quando não estiver usando. Isso pode ajudar a custear outras despesas e manter o imóvel em boas condições.