Quando a preocupação com a gestão financeira surge, ela está em geral associada a como garantir qualidade de vida, segurança futura e formação pessoal e profissional de si mesmo e membros da família.
Os desafios são inúmeros: primeiramente é preciso alcançar a renda esperada e os meios de assegura-la para então, finalmente, fazer o dinheiro conquistado suprir as diversas demandas mensais. O ponto crucial está em fazer tudo que precisa ser feito e deixar rentabilidade para o futuro, uma vez que, afinal, segurança financeira é a chave para uma vida realmente tranquila.
O estudo é a melhor ferramenta para conseguir realizar o manejo adequado dos números: tudo deve ser calculada e mantido sob controle. Parece uma tarefa difícil, porém, com dedicação e prática, os gastos podem ser inferiores às entradas com um padrão adequado de estilo de vida e aquele importante investimento para o futuro.
Com base nesse planejamento, separamos 5 competências que, aplicadas apropriadamente, podem transformar a gestão financeira num ponto de equilíbrio constante.
Veja a seguir:
Competência 1: Proteja seu dinheiro
Escolha a melhor forma para recebimento de seus rendimentos e comece pelo banco que você usa: taxas e encargos podem ser pesados e desnecessários se você fizer uma pesquisa mais profunda, considerando suas necessidades em relação ao banco e a razão por trás das suas taxas de serviço. Neste ponto, vale ainda levar em conta sua formalização de trabalho e como ela gera impostos para você.
Competência 2: Controle seu orçamento
Comece por algo mais simples e que pode parecer desafiador mesmo assim: planeje seu orçamento mensal. Contudo, faça-o de forma inteligente. Para isto, sua planilha precisa conter os gastos diários que podem ser verdadeiros buracos no seu planejamento: como comida e passeios, por exemplo. Saiba quanto você pode gastar nisso e distribua pelo seu mês. Depois de vencer esta etapa, comece a planejar seu orçamento anual com a pergunta norte: Do que eu preciso ou o que eu quero no ano que vem? Carros, casas, uma educação específica, etc...
Após fazer suas escolhas, desenvolva modos de obter recursos com o desprendimento de poupanças para não criar mais despesas fixas.
Competência 3: Melhore sua educação financeira
Em vários lugares do mundo, educação financeira é matéria escolar. As crianças são ensinadas desde muito jovens a separarem parte do dinheiro para segurança futura. Na atualidade, as desculpas já não cabem mais: há informações valiosas disponíveis de forma gratuita e acessível, você pode escolher o que se encaixa melhor na sua rotina e inovar sua estrutura financeira.
Competência 4: Faça mais dinheiro
Parece uma missão complicada, mas, com uso de criatividade e a correta aplicação de suas habilidades, é possível inserir rendas sobressalentes à sua fixa. Estude, desenvolva-se e conquiste mais espaço no mercado.
Competência 5: Alavanque seu dinheiro
Separe custo de investimento, estude para saber o que é sólido e passageiro. Poupe. Estas normas básicas podem mudar seu futuro. Procure formas de se preparar para os próximos anos e não espere para fazê-lo. O tempo passa voando.