Cota de investimento é opção para aplicar sua renda

Entenda como funciona esta opção de investimento.

Você já deve ter ouvido falar sobre cotas de investimento. Elas são um bom começo para quem quer investir, mas não tem experiência no mercado financeiro. Se você tem interesse no assunto, mas não sabe do que se trata, chegou a hora de entender tudo sobre elas, desde o conceito até como adquirir e onde aplicá-las. Com a ajuda de Reinaldo Domingos, educador financeiro e presidente da DSOP Educação Financeira; e de Everton Lopes, economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com MBA em Finanças e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, respondemos às dúvidas mais recorrentes sobre o assunto.

O que são cotas de investimento?
Uma cota é a fração de um fundo, e o fundo é a soma das cotas. Confuso? Para entender melhor, vamos tomar como exemplo um prédio, onde cada apartamento é uma cota. O fundo seria a soma de todos esses apartamentos, o prédio como um todo. O investidor que opta por esse tipo de aplicação envia seu dinheiro para os fundos e, em troca, recebe cotas. Elas representam o direito de posse sobre os ativos que compõem o fundo. Os ativos podem ser diversos: dos títulos públicos, ações e moedas, aos derivativos, imóveis e outros produtos financeiros.

As cotas têm diversas aplicações?
Sim, elas podem ser aplicadas, por exemplo, em fundos de investimento de curto prazo, com risco mais baixo; fundos referenciados DI, com títulos de longo prazo e baixo risco; fundos de renda fixa, com investimentos em títulos públicos federais e privados; cambial, que varia de acordo com moeda estrangeira; multimercado, que apresenta risco médio e diversidade de ativos de renda fixa e/ou variável; além das ações, indicadas para investimentos de longo prazo.

Quem decide quais ativos fazem parte de um fundo?
Essa decisão é do gestor do fundo, que sempre segue as regras definidas no prospecto, um documento que traz detalhes sobre fatores de risco e taxas cobradas, entre outras informações. O prospecto deve ser lido com atenção pelo investidor antes de qualquer decisão de investimento ser tomada. Se o empenho desse fundo for bom, a cota valoriza. A partir do momento que a gestão do fundo realiza aplicações em algum tipo de investimento que não foi bem, a cota tem seu valor de comercialização reduzido. Essa flutuação depende da gestão eficaz ou não do investimento.

Como são adquiridas as cotas?
Os fundos de investimentos são comercializados nos bancos. Os cotistas, também chamados de investidores, compram a quantia de cotas correspondente ao valor da sua aplicação financeira.

Há órgãos reguladores?
Sim. No Brasil, as entidades reguladoras e fiscalizadoras dos fundos de investimento são o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários.

Tags: cota de investimento investimentos mercado financeiro

Veja mais