Despesas, gastos e custos: Entenda as diferenças

Conhecer sobre gestão financeira envolve definir o que é cada um destes critérios

Conhecer o desembolso de caixa é a primeira etapa para compreender mais sobre gestão financeira. Por desembolso de caixa, definimos tudo que sai do seu fundo monetário para qualquer organização.

Com conceitos distintos, as despesas, gastos e custos são as bases dos cálculos da educação financeira. Você sabe o que cada um representa?

Despesa

Tudo aquilo que você desprende para manter sua estrutura mínima: aluguel, parcela de imóveis e carros, contas de luz, água e internet.

Essas são contas mensais que garantem seu modo de vida. São divididas ainda entre despesas fixas e móveis:

Despesas fixas: Seus parcelamentos que não passam por acréscimo de valor. Como aluguéis e parcelas de carro, por exemplo.

Despesas móveis: Ainda que mantenham a estrutura de solidez mensal, podem variar de acordo com seu consumo, como água e luz.

Gastos

São os fantasmas do seu orçamento. Aquela conta pela qual você não esperava, como substituição de itens ou peças da sua casa ou carro, necessidade de assistência técnica ou médica (ainda que com plano de saúde nas despesas, você pode passar por gastos elevados com medicações inesperadas, por exemplo).

Custos

O custo cabe aqui como o que você desprende para serviços: seja com ajuda em casa, salões de beleza ou até mesmo academias. A diferença deles para as despesas é que não representam necessidade absoluta na sua sobrevivência.

Agora que você entende o que é cada um, é hora de dimensionar como cada aspecto se comporta no seu orçamento e qual desprende mais montantes. Após esta análise, fica mais fácil definir o que pode ser dispensado e transformado em outra fonte de consumo e quais podem validar espaços para investimentos. O maior cuidado deve estar sempre nos custos: mantenha uma reserva de valor nas suas despesas fixas para não cair no vermelho quando um imprevisto aparecer.

Tags: custos despesas gastos gestão financeira

Veja mais