A organização de gastos mensais pode ser o maior desafio do orçamento: saber para onde cada centavo vai, na rotina corrida e gastos variados, depende de muita disciplina.
Por gastos mensais, definimos todos aqueles que são recorrentes.
Na lista, estão contas fixas e básicas, o que dificulta a redução de gastos. Por esta razão, o planejamento dos gastos mensais é fundamental para a saúde financeira.
Para manter a despesa sob controle, a regra básica é a organização: não dispense as planilhas de gastos ou aplicativos com essa função.
Separe no seu sistema organizacional os gastos essenciais como aluguel ou financiamento, condomínio, água, energia, alimentação, etc.
Liste seus gastos necessários como academia, plano de saúde e mensalidades escolares: não se esqueça de definir todos os seus gastos supérfluos, como passeios, streamings e lanches, por exemplo.
Assim, você terá uma base de gastos segura e poderá ordenar suas despesas.
Quando você finalmente conseguir colocar tudo na ponta do lápis, terá maior controle sobre sua vida financeira.
Contudo, ficará a pergunta:
Qual a porcentagem ideal para os gastos mensais?
Visando estipular a porcentagem ideal de gastos mensais, há várias regras que você pode aplicar.
Em geral, a mais comum é a conhecida como 30-20-15: 30% para moradia, 20% para educação e 15% para demais despesas.
Entretanto, para a maioria dos especialistas em finanças, a regra deve levar em consideração o estilo de vida da pessoa, uma vez que, alguns priorizam estabilidade, outros estão perto da aposentadoria, outros querem investir mais em lazer e etc.
Outra importante questão é que o padrão de vida seja meticulosamente definido: se você investe 50% em moradia, está fora do padrão de seus gastos e, como consequência, penitenciando importantes decisões.
Por isso, o ideal é racionalizar prioridades e coloca-las na meta percentual, de forma que todos os seus desejos caibam nela.
O controle é exercido por uma boa análise: se você controla seus gastos básicos, controla suas finanças.
Vale lembrar que o investimento no seu futuro é um dos compromissos mais importantes que você tem.
A Previdência Complementar é segura, cabe no seu orçamento e vai fazer com que seus esforços não sejam em vão.