Como preparar o bolso com as contas do começo do ano?

Prepare-se para as despesas típicas de começo de ano

Quando terminamos o ano com tudo muito bem organizado financeiramente, é sinal de que o ano que se inicia também irá ser como o passado – com as contas equilibradas.

Logo nos primeiros meses, encontramos aqueles gastos que não podem ser deixados para trás, como matrícula e material escolar, para quem tem filhos, e IPTU, IPVA, e ainda aquelas parcelas restantes das compras de fim de ano.

Sabe-se da importância de se antecipar e organizar a vida financeira quando se recebe o tão esperado 13º salário. É nesse momento que anteceder as despesas se torna uma grande sacada, afinal ninguém quer ser pego de surpresa já no início do ano.

Mas o que fazer quando não se programou para esses gastos?

Mesmo que as despesas estejam batendo à porta para quem não se planejou, o momento agora é de lição. A mudança de comportamento leva ao planejamento, em que se prevê as despesas de cada período, guardando dinheiro antes para pagar à vista e obter descontos.

O doutor em educação financeira e presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), Reinaldo Domingos, ensina como lidar com todas essas despesas. Confira.

Obtenha descontos no IPVA e IPTU

Antes de decidir como pagar os impostos (à vista ou não), é preciso averiguar como anda a sua situação financeira. Existem muitas dívidas a vencer? Está muito endividado? Ou está em constante equilíbrio financeiro? Após entender em qual cenário você se enquadra, é hora de ponderar. Se está endividado e com muitas parcelas a pagar, o parcelamento dos impostos à vista não será a melhor opção.

Evite acumular dívidas com empréstimos, limite de cheque especial ou qualquer tomada de decisão que envolva crédito no mercado, uma vez que a dívida só aumentaria. Agora, se a sua situação financeira está em conformidade, a recomendação do especialista é pagar à vista os impostos e obter bons descontos.

Reaproveite itens do material escolar

Quem tem filhos sabe que gastos de início de ano são ainda maiores. Além da matrícula e da mensalidade, tem que trocar o material escolar, comprar uniforme novo, renovar o transporte escolar e até pagar por eventuais passeios.

 Apesar de as crianças terem gostos e preferências por produtos e marcas, os pais conseguem conciliar tudo isso, gastar bem menos na aquisição do material escolar e não comprometer o orçamento familiar.

Sabe como? É muito simples. Basta reutilizar, reciclar, pesquisar preço, comprar coletivamente e pechinchar bastante. Hoje, existem grupos nas redes sociais que promovem feiras de troca. Na maioria dos casos, os alunos usam muito pouco os livros, em especial, o que os deixa como novos. Vale a pena reaproveitar os itens por mais um bom tempo, e dar uma nova cara a eles. Use a sua criatividade para reformar o material e mantê-lo em bom estado.

Para pechinchar, a internet é uma grande aliada, mas é preciso ficar atento, pois o barato pode sair caro. Gaste com consciência e respeite o seu padrão de vida.

Uma dica importante é pensar se vale a pena levar as crianças junto com você.  Muitas vezes você pode se render a um pedido e acabar gastando mais. Por outro lado, pode ser um bom momento para educá-las financeiramente, mostrando a sua real situação financeira.

"Se achar que elas ainda não estão preparadas, dessa vez, compre sem elas, mas não esqueça de ensiná-las alguns princípios da educação financeira, para que esse cenário mude no próximo ano", afirma o especialista.

 

Tags: Ano Novo contas despesas planejamentofinanceiro

Veja mais