Ao longo da vida, traçamos vários planos, mas nem todos são concretizados. Muitos são deixados para trás e relembrados em alguns momentos, como em fechamentos de ciclos em um antigo emprego, no encerramento e início de outro ano, com o nascimento de um filho, entre outras situações.
Mas será que alguns desses planos e sonhos podem ser retomados e concretizados?
A resposta é sim. Com a rotina diária e estressante, é comum deixarmos para depois aquelas coisas que nos fazem felizes. Porém, com algumas dicas bem objetivas você será capaz de colocar em prática aquele desejo antigo, como uma viagem para um lugar inusitado, a abertura de um negócio ou um hobby que ficou para trás.
Então, está pronto para mudar de vida e ir atrás dos seus sonhos?
Reveja sua lista de planos antigos
Ao longo da vida, temos diferentes objetivos. Alguns nos perseguem até a velhice, outros são concretizados e tantos outros são deixados para trás. Por isso, coloque tudo na balança e observe qual projeto ainda daria sentido a sua vida.
Perceba que não se trata de mirar em algo inalcançável. Muito pelo contrário! Estamos falando de coisas absolutamente factíveis.
Pode ser, por exemplo, que por anos você quisesse reformar seu apartamento, conferindo um estilo próprio à decoração. Algo que fizesse do ambiente onde você vive algo exclusivo. Por anos você esteve adiando esse projeto, sem necessariamente haver um grande impedimento para isso.
Outros planos, naturalmente, podem ter ficado para trás, como iniciar uma nova carreira ou ter vários filhos. É normal que, como o passar dos anos, alguns anseios já não façam sua cabeça.
Ao mesmo tempo, existem as possíveis realizações e os sonhos que são perfeitamente adaptáveis a seu atual contexto. Se a sua viagem dos sonhos, por exemplo, envolver um roteiro com paradas pelos 5 continentes, por que não adequar a proposta ao seu orçamento, escolhendo apenas alguns poucos países para conhecer?
Enfim, no final das contas tudo é um grande exercício de bom senso voltado à avaliação de velhos planos que podem ser ou não resgatados.
Trabalhe o autoconhecimento
Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para retomar planos antigos. Perceba quais são suas competências e habilidades, o que o motiva e interessa. Entender quem você é e quais são seus talentos pode ser a chave para resgatar velhas ideias que um dia fizeram seus olhos brilhar.
Se um dos seus desejos é empreender, por exemplo, essa autoavaliação é crucial para entender qual é o primeiro passo. Ao mesmo tempo, essa análise ajudará a entender quais atitudes e comportamentos o incomodam e precisam ser aperfeiçoados.
Melhore seus planos com as metas SMART
É comum que os planos antigos tenham ficado para trás por falta de definição. É aí que entram as metas SMART, um método que ajuda a deixar mais claro o que você deseja conquistar. Para isso, basta seguir as regras indicadas na própria sigla:
S — específico: é preciso definir exatamente o que se deseja. Por exemplo: economizar R$ 50 mil;
M — mensurável: pressupõe de que maneira a meta será medida. Isso pode ocorrer pela avaliação da sua conta e dos investimentos;
A — atingível: indica de que forma o objetivo será conquistado. Neste exemplo, podemos definir uma poupança mensal de 20% do salário;
R — relevante: é algo que você realmente quer;
T — temporal: é o prazo que o objetivo será alcançado. Pode ser, a depender da sua renda, 18 meses.
Assim, uma meta SMART seria: economizar R$ 50 mil no prazo de 18 meses, seja para viajar ou abrir um novo negócio. A estratégia é poupar 20% do salário para alcançar esse propósito.
Fica claro, portanto, que existem várias formas de retomar planos antigos. Essas dicas ajudam a visualizar suas metas e determinar quais são os próximos passos. Então, você está pronto?
Aproveite para compartilhar essas dicas com outras pessoas!