Qual o tamanho do seu sonho?

Entenda como o planejamento financeiro ajuda as pessoas a perseguirem seus sonhos!

Não importa se seu sonho para 2019 é conquistar a casa própria, quitar uma dívida, comprar um carro ou fazer uma viagem. Para chegar lá, você vai precisar de um bom planejamento. Porém, tem sido cada vez mais comum as pessoas encontrarem dificuldades em economizar, seja por gastarem mais do que podem ou simplesmente por não conseguir seguir um planejamento e ceder ao consumismo em certas situações.

Pensando nisso, hoje vamos tratar de alguns passos sobre como fazer o seu planejamento financeiro e como segui-lo de forma mais rigorosa. Continue lendo e entenda como um planejamento te ajudará a conquistar o seu sonho no ano que se inicia!

1. Defina quais são as suas prioridades e metas

O primeiro passo fundamental para fazer um planejamento financeiro é refletir e definir de forma objetiva quais são as suas prioridades e metas. Ou seja, qual o sonho que você quer realizar? Quais são as despesas das quais você não pode abrir mão?

Com tudo isso definido, será possível começar a planejar, de acordo com suas receitas e despesas, quais as melhores formas de realizar os seus sonhos sem negligenciar as suas responsabilidades fundamentais.

2. Registre e monitore suas receitas e despesas

Definidas as prioridades e metas para alcançar seus sonhos, é hora de colocar tudo na ponta do lápis e acompanhar suas receitas e despesas. Na prática, isso significa calcular qual a sua renda mensal familiar, quais as despesas fixas e quais as possíveis despesas variáveis.

As despesas fixas em geral são mais inflexíveis e menos passíveis de cortes, por exemplo:

  • aluguel;
  • prestações de cartões de crédito;
  • contas do lar; etc.

Na maioria dos casos, é muito difícil negociar para essas despesas cortes que possam gerar uma economia significativa.

Já as despesas variáveis são o oposto, em geral é delas que pode vir uma economia maior de despesas para poupar dinheiro para realizar o seu sonho. Por exemplo, você pode acabar economizando muito cortando alguns pequenos luxos, como saídas nos fins de semana, refeições fora de casa, gastos com vestuário, etc. Muitas vezes o planejamento financeiro pode não dar certo em função de gastos compulsivos que não condizem com o real padrão de vida das pessoas.

3. Pesquise e compare antes de comprar um produto

Com o avanço das tecnologias móveis de acesso à internet, ficou muito mais fácil comparar preços e produtos antes de realizar uma compra. Hoje, já não somos mais “reféns” de vendedores que no final das contas estão preocupados apenas em persuadir o cliente a realizar uma compra, e devemos usar isso a nosso favor.

Use as ferramentas de marketplaces, como Mercado Livre, Submarino, Buscapé, entre muitas outras, para pesquisar as características do produto de interesse, garantindo que suas especificações atendam ao que você deseja, e para assegurar o melhor custo benefício.

Lembre-se também de que sempre que for possível é melhor comprar à vista especialmente se isso implica em um considerável desconto.

4. Faça um orçamento

Fazer um orçamento com projeções de curto, médio e longo prazo será muito importante para que o planejamento financeiro leve de fato à realização de seus sonhos. Com base nas suas receitas e despesas, calcule quanto será possível poupar por mês, e com base nesse cálculo, tente estimar o quanto você pode poupar em 6 meses ou 1 ano.

O orçamento servirá como um guia para que você não gaste mais do que pode e para que você através da organização tenha um efetivo controle da sua vida financeira. Mas lembre-se de sempre manter uma margem de flexibilidade, ou pelo menos tente manter uma poupança à parte para emergências. Caso contrário, na ocasião de qualquer imprevisto, todo o seu orçamento poderá ir por água abaixo.

5. Procure formas viáveis de investimento

Para as pessoas com visão empreendedora, não importa o quanto você tenha disponível para investimento, investir com consciência é sempre a melhor forma de poupar. E isso pode muito bem ser verdade. Pesquise e procure se informar sobre tipos de investimento que se enquadrem no seu perfil de renda. Assim, mesmo que você tenha pouco capital para investir agora, em algum tempo ele pode gerar frutos que você nem imaginava!

Hoje trouxemos algumas dicas para você começar o seu planejamento financeiro e realizar o seu sonho, não importa o tamanho dele! Se você tem alguma outra dica, alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência pessoal com planejamento financeiro, deixe seu comentário e contribua para um conteúdo ainda mais completo para os demais leitores!

 

 

Tags: 2019 metas objetivos planejamento financeiro sonhos

Veja mais