O assunto aposentadoria tem ficado cada vez mais evidente. Neste contexto, uma pesquisa da gestora Schroders apontou que pessoas de 18 a 37 anos se mostram mais preocupados com a aposentadoria.
O levantamento entrevistou 25 mil pessoas e revelou que este grupo guarda, em média, 16% da renda anual para usar no futuro. Já as gerações entre 38 e 70 anos, andam guardando entre 14% e 15%. Contudo, os jovens têm mais tempo para poupar e investir esse dinheiro, por isso, essa diferença de 1 ponto acaba sendo muito maior.
No ramo dos investimentos os jovens têm se dedicado mais também. Nas pesquisas, 97% afirmaram que poderiam aumentar o percentual de investimentos, contra 82% das gerações anteriores. A geração Y, apesar de ter mais estímulos para gastar, também economiza mais.
É claro que as transformações na sociedade, sobretudo nas previdências, são fatores que têm influenciado estes resultados diretamente. A pirâmide etária tem ficado invertida, antes os jovens trabalhavam para pagar as pensões dos mais velhos, agora o número de jovens tem sido cada vez menor e o déficit na previdência, cada vez maior.
A expectativa é que dentro deste contexto, o jovem se torne cada vez mais consciente financeiramente. A educação financeira é primordial neste processo, poupar e investir são essenciais na garantia do futuro.
Faça parte das estatísticas
Independentemente da sua idade, se você ainda não começou a se organizar para a aposentadoria, já é tempo de fazer isso. Confira algumas dicas para planejar:
- Quanto antes melhor: se você investir por mais tempo, poderá se aposentar mais cedo ou terá um montante maior e mais confortável quando decidir parar de trabalhar. Além disso, saiba que não precisa começar com muito, o mais importante é ter a iniciativa de guardar.
- Dinheiro da aposentadoria é sagrado: se você está guardando dinheiro para este fim, não vale ficar mexendo na reserva. Quando for fazer o planejamento, guarde um dinheiro separado para outras questões, como emergências ou realização de sonhos.
- Não dependa do INSS: independente de reformas, a aposentadoria pelo INSS pode ser bem limitada. É comum as pessoas pararem de trabalhar e não conseguirem se manter com o dinheiro desse sistema de previdência.
- Conte com a previdência privada.
- Considere outros investimentos: além de fazer uma previdência privada, coloque outros investimentos como prioridade também. Os de longo prazo trazem uma boa rentabilidade e garantem mais tranquilidade no futuro.
- Planejamento é tudo: na hora de escolher um investimento, você tem que levar em consideração onde quer chegar. Se o objetivo for um envelhecimento saudável, leve em consideração todas as necessidades, como saúde, habitação, mobilidade, alimentação. Se for o caso, conte com a ajuda de um profissional para criar um plano.
A aposentadoria deve ser uma preocupação atual e não vista como algo distante. Faça hoje e tenha um amanhã confortável.