Imagem : Valter Campanato (Agência Brasil)
Novembro é o mês internacional da conscientização de problemas da saúde do homem. O mês foi escolhido pois dia 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Vale lembrar que esse câncer é o que mais afeta a população masculina brasileira depois do câncer de pele.
A campanha teve início em 2003, na Austrália, quando dois amigos se reuniram e criaram a fundação Movember (junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro). Os participantes são encorajados a se barbear no início de novembro e a deixar o bigode crescer até o fim do mês para ajudar a arrecadar fundos e ampliar o debate sobre o tema, que ainda é tabu para muitos homens. Atualmente, a fundação possui mais de 5 milhões de pessoas envolvidas, em 21 países, e já arrecadou mais de US$700 milhões para financiar aproximadamente 1200 projetos relacionados com a saúde masculina.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que entrevistou cinco mil homens, 47% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata, 44% jamais se consultaram com o urologista e 51% nunca fizeram exames para aferir os níveis de testosterona (hormônio masculino) no sangue.
Assim como no Outubro Rosa, há iluminação de pontos turísticos em diversas cidades brasileiras. Celebridades e instituições apoiam a campanha e muitas ações são disponibilizadas para espalhar informação e arrecadar dinheiro para a causa. Com toda essa iniciativa, hoje a Campanha Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.
Exame
Apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. Porém, devido ao preconceito, muitos homens não procuram o médico por temer o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata.
A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
Prevenção
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.
Tratamento
Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.
Cuide de quem você ama. Fale sobre a importância dos exames e os conscientize que quanto antes fizerem o exame, maior a chance de cura caso algo seja diagnosticado.