Segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida, cerca de 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista. O dado é preocupante visto que, em 2014, cerca de 12 mil homens morreram por ter descoberto o câncer de próstata em estágio avançado.
Mesmo tendo essas proporções, a prevenção da doença ainda é tratada como tabu no Brasil. Diante desse cenário, o Instituto criou em 2012 a campanha Novembro Azul para mostrar a importância dos homens irem ao médico para a realização de exames preventivos.
As iniciativas relacionadas ao Novembro Azul buscam quebrar certos preconceitos e conscientizar a população por meio de ações como palestras em periferias, empresas e universidades, pan?etagem em locais de grande circulação de pessoas, corridas de rua e blitz de saúde. Em 2015, a ação chega com o conceito “Cuidar da Saúde também é coisa de Homem” e ressalta a importância de exames periódicos para o diagnóstico precoce da doença. O público-alvo da campanha são homens a partir de 40 anos e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.
O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Aguinaldo Nardi, alerta que 30% dos pacientes do Sistema Único de Saúde são diagnosticados com a doença em estágio avançado. "Se descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. Um a cada seis homens terá câncer de próstata e um a cada 36 morrerá da doença”, afirma Nardi.
O movimento, que teve origem na Austráulia em 2003, é conhecido internacionalmente como Movember, junção das palavras moustache (bigode em inglês) e november (novembro em inglês). Em alguns países, é comum que os homens deixem o bigode crescer em novembro como uma maneira de incentivaro debate e apoiar a causa. A escolha da data tem ligação com o Dia Internacional do Homem, comemorado no dia 19 do mesmo mês.
Como forma de atrair a atenção da população, monumentos e pontos turísticos de diversas partes do mundo ficam iluminados de azul durante os 30 dias.