De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil, aproximadamente 13 milhões de pessoas sofrem com a doença.
Caracterizada pela incapacidade de produção de insulina e/ou pela incapacidade de adequar a insulina que o pâncreas produz, o diabetes é atualmente, uma das doenças crônicas que mais acometem pessoas no país.
Dividida entre os tipos 1 e 2, o diabetes tipo 1 acomete entre 5 e 10% dos portadores, enquanto o tipo 2 abarca 90% dos casos.
Veja a diferença:
Diabetes Tipo 1:
O diabetes tipo 1 é aquele em que o pâncreas é incapaz de produzir insulina, impedindo o organismo de utilizar o açúcar sanguíneo para a produção de energia.
Considerado um diabetes não adquirido, o tipo 1 representa uma falha do sistema imunológico que ataca as células responsáveis pela produção de insulina no pâncreas.
Sem cura, o diabetes tipo 1 precisa ser tratado por toda a vida do paciente.
Diabetes Tipo 2:
No diabetes tipo 2, comumente conhecido como o diabetes adquirido, a insulina para de ser produzida ou passa a ser produzida em quantidade pouco abrangente.
Mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sedentárias, com hábitos de alimentação ruins ou acima do peso, o diabetes tipo 2 é, de longe, o mais comum no país, revelando as más condições de rotina dos brasileiros.
Considerado um problema crônico, o diabetes tipo 2 exige tratamento e alimentação adequada, porém, apesar de a glicose chegar a níveis considerados normais com o tratamento adequado, especialistas não falam em cura para o diabetes tipo 2, também.
Extremamente restritiva, a condição de pessoas que convivem com a diabetes depende de muita disciplina.
No entanto, à medida que o tratamento adequado progride, é possível levar uma vida tranquila com a doença.
A fim de garantir à população melhores formas de evitar a doença, em 14 de novembro comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Diabetes.
Para garantir sua saúde, reunimos medidas preventivas para você.
Confira:
Para o Ministério da Saúde, a melhor maneira de prevenir o diabetes é a prática de hábitos saudáveis:
- Coma verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas, diariamente;
- Reduza o consumo de sal, açúcar e gorduras;
- Pare de fumar;
- Pratique exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias); e
- Mantenha o peso controlado.
Lembre-se de que estes conselhos não previnem apenas o diabetes, mas sim, uma série de outras doenças.