5 dicas para envelhecer com saúde

A OMS sugere cuidados para os anos futuros

Certo como o dia de amanhã é a certeza do envelhecimento. Um perfil muito comum na sociedade são o de pessoas que se preocupam com o máximo de saúde possível na terceira idade.

Atualmente, a preocupação com a estabilidade intrínseca em idosos é pauta constante da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O termo “estabilidade intrínseca” é uma referência à chegada da idade avançada com plena independência, conforme a citação da Dra. Islene Araújo, médica brasileira que compõe a equipe da OMS:

“O conjunto de habilidades físicas e mentais das pessoas, que garante a autonomia e o bem-estar.”

Na proposta apresentada por ela em Congresso da Organização, há a possibilidade de, através de ações que buscam melhor envelhecimento, reduzir em até 15 milhões o número de idosos dependentes numa escala de 10 anos.

O desafio proposto é de assegurar que a maturidade chegue sem perdas significativas das funções cognitivas e físicas.

Para que você comece a praticar e garantir a tão sonhada terceira idade saudável, trouxemos as seis recomendações da OMS para você. Veja a seguir:

1) Melhore a função musculoesquelética, a mobilidade e a vitalidade

Em outras palavras, pratique exercícios regularmente.

2) Mantenha a capacidade de enxergar e ouvir direito

A OMS considera diversas patologias que terminam em perda visual e auditiva, preveníveis. Faça exames regularmente e evite problemas associados à má alimentação, como diabetes e elevação pressórica.

3) Cuide dos ossos

Quedas são causas regulares de problemas que impedem idosos de viverem normalmente. O combate ao desgaste dos ossos pode auxiliar na prevenção da osteoporose e garantir melhor mobilidade e menos riscos. Invista em cuidados com reposição de vitaminas e consultas regulares.

4) Cuide de problemas relacionados à idade

 Ao envelhecermos, bem antes da terceira idade, o corpo dá sinais de problemas que podem se agravar ao longo dos anos. Cuide de sua saúde e trate o que parece simples hoje, para que não se torne uma comorbidade limitante amanhã.

6) Previna déficits cognitivos e promova o bem-estar psicológico

Idosos podem sofrer muito com perdas cognitivas e depressão. Ler e praticar jogos mentais ajuda o cérebro a manter-se operante. Procure ainda resolver problemas de depressão e ansiedade tratando-se ou dando mais valor ao seu bem-estar do que a obrigações momentâneas.

Aja prudentemente para ter saúde à medida que envelhece. Cuide-se hoje para desfrutar de muitos mais anos de bem-estar.

Tags: envelhecimento saúde

Veja mais