Previdência complementar e seus benefícios trazem mais segurança

Quando não há uma reserva financeira para emergências, o descontrole emocional é quase certo

Quem é que não gosta de se sentir seguro e poder proporcionar uma vida mais tranquila para sua família? Para isso, ter uma boa educação financeira é fundamental. “É preciso conhecer suas finanças e ter um mínimo de organização para preparar-se adequadamente e, assim, lidar bem com os imprevistos”, afirma Marcelo Cambria, professor de finanças da Fundação Instituto de Pesquisas Atuariais e Financeiras.

Segundo Cambria, quando não há uma reserva financeira para emergências, o descontrole emocional é quase certo, o que aumenta a probabilidade de se tomar decisões equivocadas. “Ao buscar por uma solução rápida, muitos contratam opções de crédito sem ao menos pesquisar quais são as mais baratas e acabam levando para casa uma conta que não serão capazes de pagar. O endividamento é a principal consequência dessa atitude”, alerta.

Mesmo sendo um investimento de maior rendimento em longo prazo, os planos de previdência privada e fundos de pensão também oferecem benefícios que podem trazer mais tranquilidade para a trabalhadora e sua família. “Os fundos de pensão trazem maior segurança em casos de imprevistos que dificultam ou impossibilitam a atividade laboral da mulher. O que é interessante já que, hoje em dia, ela é a principal provedora em muitos lares. Além da renda complementar, muitas empresas oferecem, em seus planos, a cobertura em casos de doenças e acidentes”, explica Cambria.

Diversos planos de previdência oferecem aos seus participantes serviços como seguro de vida e empréstimo que podem ser muito atrativos. “Alguns planos oferecem linhas de crédito para os participantes, com taxas de juros mais competitivas do que os bancos e as seguradoras”, esclarece o economista e especialista em previdência privada pela Fundação Getúlio Vargas, Kleyton Pedreira.

Tags: empréstimos organização financeira previdência previdência complementar

Veja mais