As mudanças no corpo, com o passar do tempo, são inevitáveis. Na melhor idade, a diminuição da visão, as alterações no equilíbrio corporal e a perda de memória são comuns.
Para evitar ou minimizar esses problemas, é importante investir em um estilo de vida saudável, desde cedo. Praticar atividades físicas, manter uma dieta equilibrada e a mente sempre ativa estão no rol de boas práticas para quem quer viver mais e melhor.
Além disso, é importante pensar em alternativas que garantam o bem-estar, a segurança, e aumentem a sua independência nessa fase da vida. Diante desse cenário, investir em automação residencial é uma opção inteligente, que pode ajudar a trazer mais conforto e qualidade em um momento mais frágil da vida.
Ficou interessado? Então, entenda os benefícios da automação residencial para a terceira idade.
Afinal, quais são as vantagens da automação residencial?
A princípio, investir em automação residencial pode parecer um luxo, um gasto desnecessário. No entanto, trata-se de uma solução com excelente custo x benefício. Veja as vantagens dessa tecnologia:
1. Conforto e segurança
Eventuais dificuldades de locomoção podem ser minimizadas com a utilização da automação residencial, já que é possível contratar soluções que, com um único toque no celular, desliguem todas as luzes e tranquem todas as portas da residência automaticamente.
Dessa maneira, não é preciso que o idoso se desloque desnecessariamente para realizar esse tipo de tarefa, minimizando também o risco de quedas e aumentando a segurança no ambiente.
2. Maior autonomia
Além de garantir mais conforto e bem-estar, apostar em automação residencial pode permitir que o público da melhor idade desfrute de mais autonomia.
Algumas soluções, por exemplo, são capazes de detectar vazamentos de gás de cozinha e fechar válvulas automaticamente, mandando um aviso para o celular do proprietário ou de algum familiar.
Trata-se de um recurso especialmente útil, por exemplo, para quem vem experimentando ocasionais falhas de memória, mas não quer abrir mão da privacidade de morar sozinho.
3. Sistema intuitivo
Não é incomum que pessoas da melhor idade tenham mais dificuldades para se adaptar às novas tecnologias e acabem não explorando todas as potencialidades dos equipamentos que possuem.
Com uma solução de automação residencial, é possível configurar aparelhos mais complexos, como home theaters, para que funcionem com o volume e demais ajustes adequados utilizando apenas um comando, o que possibilita sua utilização integral sem complicações.
4. Tecnologia personalizável
Você não precisa esperar a chegada da melhor idade para investir na automação residencial. É importante lembrar que a instalação desse tipo de solução pode ser feita a qualquer tempo, com mudanças nos ajustes de perfil ao longo dos anos.
Logo, um sistema de automação residencial, que hoje é instalado com o intuito de ampliar o conforto de uma família jovem pode, no futuro, garantir mais independência e bem-estar para os idosos com simples modificações nas configurações. Por isso, nunca é cedo demais para pensar em investir nesse tipo de solução.
Gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios que o investimento em automação residencial pode trazer para o público da melhor idade?
Você já conta com esse tipo de solução na sua casa? Se não, já havia pensado a respeito?