Guia prático para compradores da internet

Aprenda a pechinchar nas compras feitas via web

A internet hoje permite a realização de inúmeras atividades sem que seja necessário sair de casa: pesquisa de preços, pagamento de contas e compra de produtos que vão desde uma peça de roupa até pacotes de viagens – tudo no rol de tarefas que podem ser feitas online. Esta facilidade, no entanto, requer disciplina. Justamente pela praticidade, é fácil adquirir produtos desnecessários ou comprar mais do que se precisa – ou se pode pagar – por causa do preço ou da facilidade de pagamento. Para evitar estes problemas, veja algumas dicas de especialistas no assunto e faça boas compras pela internet!

Compare preços: antes de finalizar sua compra em uma loja online, visite sites de comparação de preços, mas leve em conta o valor total do produto – incluindo taxas e frete – para se decidir. Alguns sites que auxiliam nesta busca são o Buscapé, o Compare Preços, o Google Shopping Brasil e o Shopping UOL.

Recorra aos sites de compras coletivas: esses sites oferecem descontos atraentes para itens ou serviços bem específicos, como jantares em restaurantes, pacotes de viagens e tratamentos em clínicas de estética. Porém, não compre antes de ler todas as regras da promoção, já que a maioria delas é válida apenas se for alcançado um número determinado de vendas. Também é imprescindível verificar a validade do cupom e em que dias da semana pode ser usado.

Fique atento às ofertas relâmpago: se estiver à procura de uma mercadoria específica, verifique com frequência as lojas online para, quem sabe, se beneficiar com uma promoção de última hora. Além disso, para não deixar uma boa oferta passar despercebida, cadastre-se para receber e-mail marketing e newsletters dos sites. Mas, ainda assim, não adquira o produto sem comparar os preços antes.

Não compre por impulso: a comodidade de consumir pela Internet pode ser uma armadilha para quem não tem autocontrole. Para não adquirir produtos de que não necessita e ainda se endividar, faça um planejamento e liste o que realmente precisa comprar naquele mês. E procure seguir à risca o que planejou.

Dicas de segurança 

Mesmo com esse passo a passo para fazer compras pela internet, ainda é necessário conhecer alguns mecanismos para fugir de fraudes e reduzir os riscos de cair em roubadas.

  • Escolha sites confiáveis.
  • Verifique se o site é seguro.
  • Confira se o site disponibiliza canais de atendimento.
  • Cheque a reputação do site.
  • Desconfie de preços muito baixos.
  • Não revele a senha do cartão de crédito.
  • Não utilize computadores públicos para fazer compra.
  • Mantenha o antivírus atualizado.

Fazer compras pela internet requer cuidado e informação. Agora que você já sabe como funciona o mercado e-commerce, é só comprar com responsabilidade.

  Boas compras!

Consultoria: Gisele Kobayashi, educadora financeira da empresa CK Treinamentos; Luiz Afonso Cerqueira, membro do Conselho Executivo do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná; Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE Associação de Consumidores; Maurício Galhardo, especialista em finanças da Praxis Business.

Tags: comodidade compras informações internet segurança

Veja mais