Você compra de forma inteligente?

Não estamos falando apenas em aproveitar descontos

Já foi comprovado por cientistas que fazer compras é um dos hábitos que as pessoas veem como terapêuticos. Porém, essa forma de “terapia” pode muito bem desencadear compulsividade e ser bem trágica para o bolso.

É preciso ser estratégico na hora de comprar. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) junto com Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o Banco Central (BC), os brasileiros têm mudado seus hábitos, agindo com menos impulsividade.

O estudo revelou que 59% dos brasileiros pesquisam o preço do produto antes de adquirir, enquanto 53% disseram que estão mais atentos às promoções em busca de preços menores. Outro hábito que tem crescido é o de pechinchar, 42% admitiram estar fazendo isso.

Como fazer compras inteligentes?

Ser consciente na hora de comprar é essencial para que as suas finanças se equilibrem. É claro que todo mundo já comprou algo por impulso, um ingresso para um show de última hora, um celular de promoção que você nem precisava ou mais uma camiseta de banda, sendo que já tem tantas. Deixar de comprar por impulso é a principal qualidade para desenvolver a inteligência do consumo.

Para deixar o impulso de lado, tem algo simples que pode ajudar: planilhas. Fazer planilhas ajuda na organização dos seus gastos porque nelas você consegue detalhar tudo que precisa, quanto vai gastar e a quantidade necessária. Isso desde os mantimentos de casa até roupas. Em paralelo com as planilhas, você pode desenvolver diariamente listas. Vai passar no supermercado após o expediente? Anota o que tem que comprar, economiza tempo e te dá foco.

Os brasileiros estão certos ao pesquisarem os preços antes de comprar, hoje a Internet tem ferramentas que tornam esse trabalho muito mais fácil. Existem pessoas que pesquisam tudo antes de ir na loja física. O aplicativo Zoom é uma dessas ferramentas, nele você consegue comparar o preço de um produto em todas as lojas cadastradas e pode até colocar alertas para ser avisado quando o produto diminuir o preço.

Outra facilidade que a Internet permite é você descobrir se um produto é realmente bom pela opinião das outras pessoas. Inúmeros sites são especializados em mostrarem a avaliação de produtos e marcas, assim você evita comprar algo que não satisfaça suas necessidades.

Na hora de comprar, é estratégico observar quais são as regras de troca ou garantia. Hora ou outra os produtos vêm com algum defeito e dependendo de como funciona a garantia, você pode ficar no prejuízo.

E claro, não menos importante, os descontos e promoções são um diferencial na hora de comprar. Só é preciso ver se são descontos reais ou a loja está agindo de má fé, como é comum em datas especiais como a Black Friday. Nessas ocasiões vale colocar em prática a pesquisa de preços, semanas antes do evento esteja observando a variação de preços, se no dia realmente estiver mais barato, você estará fazendo uma boa compra.

Comprar o necessário, não agir por impulso e pesquisar tudo antes são hábitos que te fazem um consumidor inteligente. Você segue alguma dessas dicas ou tem outras? Conte pra gente nos comentários.

Tags: compras consumo inteligenciafinanceira

Veja mais