Sua rotina cabe no seu bolso?

Adeque seu orçamento em relação à sua renda

De acordo com pesquisa realizada pelo DataFolha, os brasileiros são um dos povos mais imediatistas do mundo na hora de tomar decisões financeiras.

O conceito se reflete diretamente na saúde financeira da população: se não há pausa para análise no gasto, há muita dificuldade para poupar. Entre caminhar com paciência até os objetivos e contrair dívidas de consumo, 52,3% dos brasileiros escolhe a segunda opção.

O dado leva a um questionamento central:

Você vive de acordo com sua renda?

A pergunta pode ser respondida com análise de padrão. Se, atualmente, você vive sem condições de investir em lazer, supérfluos divertidos ou planejamento de viagens e sonhos a longo prazo e mesmo assim precisa da assistência de crédito para fechar as contas do mês, sua conduta não está de acordo com a renda que recebe.

Longe de ser uma situação confortável, o sufocamento por dívidas muitas vezes está em despesas que, por ora, não cabem no orçamento e remetem ao estilo de vida.

Certamente, procurar por maior conforto e estabilidade é uma meta crucial quando o assunto é vida financeira, no entanto, comece devagar. Assuma um compromisso por vez e defina estratégias para chegar onde quer sem, necessariamente, viver em aflição financeira.

Sinais de alerta para estar fora do padrão de vida adequado:

  • Você não consegue pagar as despesas básicas do mês;
  • Você não sabe o que fazer em momentos de emergência financeira por não ter reservas;
  • Não consegue fazer manutenções básicas em sua casa ou carro por falta de dinheiro.

Solucione os problemas se este for seu caso:

Desapegue de bens que, no momento, você está sem condições de pagar

Por mais difícil que seja abrir mão de conquistas saídas de trabalho árduo, por muitas vezes alguns bens são comprados num claro momento de imediatismo e, com planejamento adequado, você pode tê-los com menos sacrifícios. Pondere se há algo assim em sua vida no momento e organize um método de chegar no que quer de modo mais sadio.

A renda extra pode ajudar

Por muitas vezes, algumas habilidades rendem um dinheiro a mais que pode salvar as pessoas na hora do sufoco. Se este for o seu caso, monetize seu talento ou invista em aprender algum. Assim, você obtém mais renda e controla melhor o que não está disposto a abrir mão.

Viva sempre um passo antes do que pode economizar

Esta é, de longe, a dica de ouro. Sempre que pensar em contrair alguma dívida considere se aquele dinheiro não seria melhor investido em economias ou no planejamento organizado. Pense sempre antes de comprar.

Tags: consumo orçamento

Veja mais