Vale a pena comprar um carro zero?

O desejo de dirigir um carro novo deve levar o orçamento em consideração

De acordo com dados da pesquisa da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de 2019, para quase metade da população, a resposta seria “sim”. Cerca de 40,7% dos brasileiros consideram a compra de um carro zero quilômetro, um investimento financeiro.

Basicamente, ter um carro novo é ótimo, contudo, investimento ele não vai ser.

Por investimento, delimitamos a aplicação de um valor que, com o tempo, vai render e aumentar.

Bem diferente disso, o carro desvaloriza a partir do momento que passa da porta da concessionária e, dependendo do modelo escolhido, o valor do automóvel pode perder até 33% do que valeu na ocasião da compra em apenas 2 anos.

Fica claro, então, que investimento, um carro novo não é. No entanto, é difícil resistir à oportunidade de dirigir um carro completamente novo, quando ela aparece.

O ponto a se considerar é que carros, novos ou não, já implicam pagamentos além da própria compra. Some gastos com manutenção, eventuais quebras, gasolina, trocas de pneus e óleo e é fácil perceber que o conforto de um carro é também uma despesa, embora seja um bem útil e necessário.

Mas, afinal, vale a pena comprar um carro novo ou não?

Por aqui, a melhor resposta é: depende.

Se o objetivo é investir, a resposta é não.

Se a compra for representar uma quantia significativa em juros, como a maioria dos parcelamentos sem entrada, a resposta é: claro que não.

Contudo, se você tiver se programado para a compra com uma entrada de pelo menos 20%, tiver espaço no orçamento para a parcela ou puder compra-lo à vista, por mais que ele desvalorize, a resposta é sim.

Seu conforto vale a pena neste caso.

Tags: carro zero orçamento

Veja mais