Em tempos de inflação elevada, a maioria dos consumidores não sabe como administrar o aumento dos preços e manter o mesmo padrão de vida.
Ao passo que a inflação progride, novos hábitos de consumo devem ser incorporados para que as contas continuem a bater e a verdade é uma só: é preciso racionar.
Entretanto, nem sempre a redução de hábitos de consumo precisa significar diminuição no padrão de vida. Com inteligência, é possível crescer financeiramente mesmo em épocas de inflação descontrolada.
Confira algumas dicas que reunimos para que você passe por esse período com qualidade de vida e controle financeiro.
Pesquise
Use a internet para comparar preços de produtos. Um mesmo item pode ter grandes variações em diferentes lojas, em função do estoque e da margem de lucro da empresa. No próprio estabelecimento, mostrando o preço do concorrente ao vendedor, é possível fazer uma compra mais barata.
Evite se enrolar com o crédito
Dê preferência por compras à vista e negocie descontos. Como o governo aumenta a taxa básica de juros para combater a inflação, o que vem ocorrendo seguidamente nos últimos meses, o crédito para o consumidor fica cada vez mais caro.
Troque itens que encareceram demais
Procure produtos similares. Em alimentação, pode ser a chance de atualizar o paladar. Frutas da época, por exemplo, são sempre mais baratas.
Compre apenas o que precisa
Adie compras que não são urgentes, até que os preços se acomodem.
Não impulsione aumentos
Você pode ajudar na redução de valores, gaste menos com gasolina e estimule pessoas a consumirem menos os itens que aumentaram demais de preço.