Ser mais consciente com seus recursos e os do planeta é uma medida muito funcional. Querer tudo é um comportamento social inadequado e afeta sua vida financeira também, gerando frustrações e dívidas.
Buscar administrar o consumo é fundamental para garantir saúde financeira e, de modo geral, interfere ainda na saúde social e do planeta.
É hora de inserir no seu contexto comunitário a consciência no consumo.
Quando falamos em educação financeira, um dos primeiros conceitos é entender, de modo claro, que, para ter dinheiro, é preciso poupa-lo.
Sem sustentabilidade financeira, sua saúde emocional e sua conta bancária irão sofrer se você não tiver equilíbrio na gestão.
Felizmente, o crescimento deste tipo de consciência é exponencial: diariamente, grandes empresas e corporações reduzem os danos que causam ao planeta com medidas preventivas de consumo. Procure, portanto, estimular condutas financeiras adequadas à sua renda e busque maneiras de consumir de forma prudente.
O Reclame aqui, um dos sites com informações de consumo mais acessados do mundo, em conjunto com a XPEED School, consultora de educação financeira da XP Inc., reuniram-se para enriquecer conceitos de educação financeira nos consumidores brasileiros através de ideais de consumo consciente.
Há, em parceria, uma série de cursos, que vão do nível básico ao avançado, com a intenção de auxiliar os brasileiros no incentivo ao consumo consciente como forma de aumentar o poder de compra.
São 9 cursos em plataforma online, projetados e ministrados em 3 caminhos por renomados profissionais do mercado financeiro.
De forma inovadora, o projeto busca levar educação financeira aos mais de 30 milhões de usuários e às 400 mil empresas cadastradas no Reclame Aqui, atualmente.
O consumo consciente é uma meta a ser perseguida principalmente após o ano que vivemos na pandemia: a perda de empregos, a alteração inédita em nosso convívio social e as medidas restritivas que dominaram o mundo devem ser razões para reflexões mais profundas sobre como podemos ser mais conscientes com nosso planeta e em relação aos recursos dele e, este preceito, está totalmente relacionado a como nosso consumo financeiro afeta a qualidade de vida de todos.
Para inovar, busque aprender cada vez mais
Aprenda formas de consumir com inteligência e aumentar seu poder de compra: