Conheça as características das compras conscientes e como elas mudam sua rotina

Pandemia definiu novos hábitos de consumo

Uma pesquisa realizada pela Nielsen, empresa global de informação e dados digitais, comparou o consumo do mundo pré pandemia com a situação atual e colheu informações muito interessantes para a análise do consumo consciente.

De acordo com os dados da pesquisa, o mundo se voltou para consumos mais conscientes, face à ampla incerteza sanitária em que todos se encontram.

O principal ponto do levantamento foi se o consumo diminuiria ou não com as restrições do momento e, conforme esclarecem os dados, ele aumentou, mas, de forma mais consciente.

Variando padrões anteriores, as pessoas buscaram suprir necessidades emergenciais e necessárias até 67% a mais do que em relação a 2019, quando compras por supérfluos atingiram 72% dos gastos no mundo.

Nas categorias, estão em foco:

  • Produtos para a manutenção geral da saúde e do bem-estar;
  • Produtos essenciais para a contenção do vírus, saúde e segurança pública;
  • Armazenamento de alimentos e uma vasta gama de produtos de saúde;
  • Aumento das compras online e diminuição das visitas às lojas;
  • Viagens de compras restritas;
  • Preocupações com o aumento dos preços; e
  • Retorno às rotinas diárias, mas com cautela renovada sobre a saúde.

 

Segundo especialistas, o novo padrão de consumo remete aos conceitos do consumo consciente: comprar o que é preciso, priorizar a saúde e as experiências e, acima de tudo, praticar o controle de gastos.

A queda em compras por impulso foi de aproximadamente 42% em países emergentes e de 59,7% em países subdesenvolvidos, ilustrando como a pandemia mudou a prioridade humana.

O consumo desenfreado foi utilizado por 41% dos brasileiros até 2019

Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil, o consumo sem controle foi responsável por 41% das compras dos brasileiros até meados do começo da pandemia.

O levantamento, realizado por meio de pesquisa comportamental, demonstra que entre 2014 e 2019, ano anterior à pandemia que mudou a vida e a rotina de todos os brasileiros, o aumento em compras de peças de roupa e sapatos aumentou 60% por pessoa no Brasil.

A força do consumo era tal que 37% das pessoas entrevistadas admitiram que tinham comprado ao menos um item desnecessário em um prazo de 30 dias anteriores à pesquisa.

Naturalmente, o dinheiro gasto em consumo desenfreado foi reduzido devido à crise financeira, entretanto, com a pandemia, as pessoas aprenderam de forma abrupta a poupar e a gastar com o essencial, evidenciando a importância do consumo consciente em tempos de necessidade.

Consumir o que precisa salva seu bolso e o planeta

Sem ressalvas, tudo o que é consumido pelos humanos causam impactos ambientais. Além de preferir marcas que respeitam e cuidam do meio ambiente, o consumo consciente também prevê que o orçamento sinta o efeito positivo do autocontrole.

Aproveite a lição da pandemia e leve o conceito para a vida: compre o que precisa e poupe para ter.

Tags: compras conscientes consumo

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