Somos grandes gastadores

Confira os principais resultados da pesquisa Global Consumer Insight Survey 2018 e conheça as tendências do comportamento do consumidor brasileiro em compras na internet

A Global Consumer Insight Survey 2018, pesquisa conduzida em escala global pela consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), revela que nós brasileiros somos grandes gastadores. O estudo traz informações sobre características de consumo em 27 países.

Entre os dados que mais chamam a atenção, temos o percentual de compras pela internet. 21% dos brasileiros revelam adquirir serviços e produtos semanalmente de forma online. Em 2014, números da mesma pesquisa dão conta que, à época, nem 10% dos consumidores no Brasil optavam por essa modalidade de compra com tamanha frequência.

No post de hoje, traremos mais resultados sobre os hábitos de compra dos brasileiros que revelam tendências para os próximos anos. Não deixe de conferir!

Aumento do consumo em todas as categorias de produtos

Como já apontado, a preferência dos brasileiros por compras online vem aumentando de forma vertiginosa. Essa tendência se confirma para todas as categorias de produtos avaliadas pela Global Consumer Insight Survey 2018, entre as quais podemos citar:

  • saúde e beleza – crescimento de 24%;
  • vestuário e calçados – crescimento de 22%;
  • móveis e utensílios domésticos – crescimento de 18%;
  • equipamentos esportivos – crescimento de 18%;
  • brinquedos – crescimento de 16%;
  • eletrodomésticos – crescimento de 19%;
  • joias e relógios – crescimento de 15% e
  • alimentos – crescimento de 13%.

Crescimento da intenção de compra

A tímida recuperação da economia brasileira já reflete de forma positiva entre o mercado consumidor. 70% dos entrevistados dizem esperar manter ou aumentar o seu gasto pelos próximos 12 meses. Já em relação ao cenário econômico, 77% dos respondentes espera a continuidade da recuperação.

Principais preocupações de quem compra menos

Se o cenário econômico inspira confiança entre a maior parte dos entrevistados, entre os que afirmam que reduzirão os gastos pelos próximos 12 meses (30%), esse é justamente o motivo para colocar o pé no freio.

Desse grupo de entrevistados, 83% tem como motivação o pessimismo em relação ao cenário econômico para diminuir ou manter o atual patamar de gastos. Para os demais, questões como desemprego e falta de perspectiva de crescimento dos próprios rendimentos são os motivos mais citados para controlar o consumo.

Segurança de dados pessoais em compras na internet

Em relação ao estudo realizado em 2017, caiu o número de brasileiros preocupados com a segurança das compras realizadas pela internet. Cerca de 68% dos respondentes comprariam apenas em sites reconhecidamente confiáveis. Na pesquisa anterior, esse percentual era de 78%.

Especialistas apontam que essa mudança de percepção se deve ao crescimento da confiabilidade em lojas virtuais e marketplaces. A boa experiência de compra por essas plataformas faria com que as pessoas apresentassem menos preocupação em relação à segurança das transações realizadas.

E quando o assunto é fornecimento de dados, como definição de localização e dados pessoais, apenas 22% dos entrevistados declararam restringir acesso às empresas que solicitam as informações. Esse é mais um dos pontos importantes, em se tratando de segurança nas redes, desconsiderados por muitas pessoas.

Receptividade a novas tecnologias

O consumidor brasileiro também se mostrou receptivo a novas tecnologias de inteligência artificial, como robôs e assistentes pessoais eletrônicos. Nesse nicho, podemos destacar algumas soluções recentes como o Amazon Echo e o Google Home.

14% dos brasileiros entrevistados afirmaram já utilizar um dos dois produtos, enquanto outros 59% disseram que poderiam passar a utilizar. Entre os demais 37 países pesquisados, o Brasil fica atrás apenas da China, em se tratando de aderência e receptividade a esses novos recursos.

Com isso, esperamos ter reunido os principais resultados da Consumer Insight Survey 2018, que apresenta um retrato dos padrões de consumo no Brasil. Como você mesmo pôde concluir, o consumidor brasileiro está um tanto otimista com o início de retomada do crescimento econômico e já apresenta sinais de que voltará a comprar como nos anos anteriores à crise.

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Tags: brasileiros compras consumo economia gastos

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