Com a rotina cada vez mais corrida, estar atento a comportamentos que economizam mais e fazem bem ao meio ambiente e à comunidade podem passar despercebidos.
No entanto, a sustentabilidade unida ao consumo consciente pode mudar o padrão geral na vida de quem investe na empreitada. A contribuição por meio de atitudes que visam economizar dinheiro e ajudar o meio social e ambiental é de simples inclusão na rotina, leva resultados ao planeta, ao comércio local e ao seu bolso também!
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, mudar hábitos de rotina por ações neste sentido é simples, rápido, transformam a forma como encaramos o mundo e levam valorização e saúde até você.
Como resultado de investir em condutas que estimulam a sustentabilidade, é possível evitar a escassez, se comprometer com o futuro do planeta Terra e, ainda, consumir de forma mais saudável física e psicologicamente.
Listamos abaixo, 5 atitudes que você pode aplicar a partir de hoje, unindo os 3 compromissos da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.
Veja:
Atitude 1 – Evite plástico
De acordo com estimativas da ONU Meio Ambiente, se mantido o ritmo atual, até 2050, o mar poderá ter mais plásticos do que peixes. Desencorajado em sacolas e canudos de maneira mais incisiva nos tempos atuais com as práticas de sacolas de pano e canudos de papel, o plástico causa enormes impactos ambientais. Pior que seu uso desnecessário, é o descarte inapropriado: o material leva, aproximadamente, 450 anos para se decompor. Por isso, além de evitar usar, nunca descarte nas ruas.
Atitude 2 – Economize energia e água
A primeira vantagem da conduta é, sem dúvida, financeira. Com aumentos que chegam a 52% em algumas regiões do país, a energia elétrica passou a representar um rombo na média de orçamento do brasileiro. A água, por sua vez, está em fase de racionamento em diversas cidades pela escassez e, sem esse recurso, não haverá vida.
O ponto central do relacionamento entre energia elétrica e a água é que, ao poupar uma, você ajuda na preservação da outra: estimativas propõem que o brasileiro desperdiça, mensalmente, 15% da luz que consome em sua residência. Poupando 15% de energia, você poupa 15% de recursos hídricos também. Comece trocando suas lâmpadas por versões mais econômicas e encurtando os minutos de banho.
Atitude 3 – Fuja de preços abusivos
Quando você chega ao mercado e percebe que o quilo de alguma verdura, fruta ou grão aumentou consideravelmente, procure substituir o alimento.
Além de levar economia ao fim das suas compras, a atitude evita uso de agrotóxicos para nutrição de alimentos fora da época, desencoraja a necessidade de consumo que justifica o aumento e te dá opções mais saudáveis de alimentação. A produção agrícola no Brasil é uma das maiores responsáveis pelos valores da balança comercial do país e tem intenso foco em exportação.
Prefira produtores locais e alimentos da estação pela sua saúde e por seu bolso.
Atitude 4 – Quando der, vá a pé ou de bicicleta
Os reajustes médios de gasolina (19,5%) e diesel (18%) aplicados em 2021, por enquanto, foram 417% e 377% maiores que o IPCA acumulado no ano.
Os aumentos mudaram em muito a rotina dos brasileiros e evitar o desperdício de petróleo é uma questão ambiental, financeira e social.
O petróleo é um combustível fóssil não renovável, sua reserva é limitada e depende de cuidadosa extração, por isso, é preciso que se preserve.
Apesar do valor do litro do combustível ainda ser o motivo que mais tem impulsionado pessoas a procurarem meios de transporte alternativos, a gasolina deriva do petróleo e seu uso ainda não pode ser adequadamente racionado pela alta necessidade das tecnologias humanas. Por fim, automóveis soltam diversos gases nocivos à saúde e ao planeta: Monóxido de carbono (CO), Dióxido de carbono (CO2), Ozônio (O3), Óxido de nitrogênio (NOx), Dióxido de nitrogênio (NO2), Hidrocarbonetos (HC), Óxidos de enxofre (SOx), Material particulado (MP).
Atitude 5 – Leve a reciclagem a sério
Valorize a coleta seletiva de sua cidade. Somente no Brasil, 76 milhões de toneladas de lixo são produzidas por ano. Desses, apenas 3% passam por reciclagem.
O dado alarmante afeta diretamente nossos rios, mares e cidades, seja pela quantidade de lixo exposto, por bueiros entupidos, praias impróprias para banho ou perda de água potável.
A reciclagem renova materiais, evita o desperdício e contribui para nossa saúde.
Invista em práticas que favorecem os pilares da sustentabilidade.