Em 13 de agosto, comemora-se no Brasil o Dia do Economista. Entretanto, muitas pessoas não entendem qual a real função dos profissionais que auxiliam no controle e organização da economia do país. Em homenagem à sua nobre função, explicaremos tudo hoje.
O que o economista faz?
No desempenho de suas funções, os economistas interferem no dia a dia e na vida financeira de toda a população. Daí, a importância de compreender seu trabalho.
Responsáveis por entender e ajudar no desenvolvimento de processos econômicos e socioeconômicos, eles fazem a análise financeira de investimentos, criam estratégias empresariais e especializam-se em campos específicos de atuação, a saber:
- Prestam consultoria econômico-financeira;
- Desenvolvem pesquisas econômico-financeiras;
- Realizam o planejamento, a implementação e a avaliação de políticas tributárias;
- Realizam o planejamento, a implementação e a avaliação de políticas econômicas, monetárias, cambiais e de crédito;
- Atuam em perícias judiciais e extrajudiciais;
- Realizam estudos de mercado, de viabilidade e de impacto econômico-social de diversos projetos;
- Realizam a avaliação patrimonial econômico-financeira das companhias;
- Realizam a avaliação econômica de bens intangíveis;
- Produzem a análise financeira de investimentos, como citado anteriormente;
- Elaboram perspectivas macro e microeconômicas;
- Analisam o funcionamento do mercado financeiro, incluindo mercados específicos como o mercado de ações e o mercado cambial.
Como a maioria das ciências, o pontapé inicial dos estudos econômicos teve início no período do Iluminismo. Contudo, mesmo antes do século XVIII, pensadores já se questionavam sobre o comportamento econômico até a implementação do conceito de economia como ciência de estudo.
Com foco específico no comportamento humano, o estudo da economia é também uma área social que exige pesquisas sobre o modo de vida e aplicação de recursos de todos os integrantes de uma nação.
Segundo a opinião do economista e coordenador do portal O Economista, Celso Ricardo Salazar Valentim, a profissão é definida por constante busca de dinamismo, agrega conhecimento e aumenta a possibilidade de compreensão da realidade financeira de uma nação:
“A Economia proporciona um conhecimento amplo, permitindo uma compreensão dos movimentos dos mercados e desenvolvimento de estratégias adequadas para a melhoria de qualidade da sociedade, em qualquer âmbito”, alega, ele.
A todos vocês que desempenham esta nobre função, nosso agradecimento pelo ostensivo trabalho que prestam à sociedade:
Feliz Dia do Economista!