Assunto extremamente em pauta nas finanças brasileiras atuais, a estagflação tem causado muitas dúvidas.
O motivo de a estagflação ser tão fortemente explorada no momento é a crise financeira que o Brasil tem enfrentado, especialmente pela alta crescente da inflação nacional.
Entenda sobre o assunto a seguir.
O que é a estagflação
A estagflação é a combinação da estagnação econômica atrelada ao aumento da inflação.
Por isso, inadvertidamente, ambos os fatores precisam caminhas juntos para caracterizar esse estágio.
Geralmente ligada a quadros de recessão da economia, a estagflação é consistentemente agravada se, por exemplo, a quantidade de demissões de um país superar o número de empregados e provocar desestabilidade no cenário econômico.
De modo geral, não é nenhuma novidade o fato de que a crise sanitária afetou diretamente a economia mundial e que a gestão de recursos dos países ficou estacionada por vários meses a fio, o que formalizou um estágio de crise econômica generalizada pelo mundo.
Entretanto, apesar de tendenciosa, a estagflação ainda não é um diagnóstico consolidado no Brasil. Trata-se, no momento, de uma possível situação a ser contornada por políticas financeiras.
Conforme especificado acima, para que a estagflação seja realmente determinada, há a necessidade básica de que a paralisação econômica ocorra concomitantemente na relação aumento de inflação e redução de geração de empregos.
Situação esta que, atualmente, não é encarada pelo Brasil, já que a economia do país voltou a gerar empregos.
Apesar do ponto positivo em favor do país, a elevação de preços somada à queda de poder de compra por meio de salários, ainda pode provocar um cenário de estagflação, o que justifica as medidas lançadas pelo Governo Federal para gerar renda a empreendedores, a fim de impulsionar empregos.
Segundo o Caged, órgão responsável pelo registro e divulgação das informações relativas ao mercado de trabalho, o Brasil voltou a erguer as estatísticas de emprego em 2021, após uma grave crise empregatícia em 2020: o país voltou a empregar mais do que demitir e, consequentemente, estacionou a possibilidade de estagflação da economia.
De acordo com os dados da pesquisa do órgão, nos meses finais de 2021, o Brasil encontra-se com 2 milhões de empregos em saldo positivo, o que estabelece uma possibilidade positiva de evitar a estagflação.
Por isso, fique atento. Entenda sobre todas as noções de educação financeira conosco, para conhecer melhor a situação financeira do Brasil.