Muito se fala em inclusão nos tempos modernos. No cinema, mulheres e negros têm ganhado o protagonismo que pertencia aos homens brancos no passado. Na música, artistas LGBTQ+ têm feito sucesso e aparecido frequentemente na mídia, como é o caso da cantora Pabllo Vittar. O mundo da moda tem começado a integrar modelos plus size fazendo com que pessoas de todos os tipos físicos possam sentir-se representadas.
Há também a inclusão no mercado de trabalho. Hoje em dia é muito comum que as empresas privadas contratem pessoas que tenham tatuagens, piercings ou qualquer outro tipo de modificação corporal. Além disso, as leis trabalhistas garantem que certo percentual do número de vagas seja destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais.
Porém, há uma certa dificuldade para pessoas da terceira idade conseguirem emprego, aqueles que buscam manter a mente ocupada e uma fonte de renda extra além da aposentadoria. As empresas priorizam funcionários mais jovens, o que dificulta a inclusão de idosos no mercado de trabalho. E foi justamente pensando neste tipo de problema que a Starbucks resolveu inovar.
Maior multinacional no segmento de cafeterias, a empresa tem parceria com o Instituto Nacional para Pessoas Idosas (INAPAM) desde 2011, onde inicialmente havia um programa piloto que promovia o trabalho de maneira adequada para pessoas da terceira idade. Dois anos depois foi assinado um novo acordo com que visa criar e oferecer oportunidades de melhoria da qualidade de vida dos idosos.
Partindo do acordo, os trabalhadores mais velhos possuem benefícios além dos regulares: o seguro saúde passou por aumento, além de dois dias de folga na semana e 6,5 horas diárias.
Primeira loja no México
Localizada na Cidade do México, mais especificamente no distrito de Coyacan, a primeira Starbucks completamente operada por funcionários com idade entre 60 e 65 anos foi inaugurada em 2018. Com um total de 14 funcionários, baristas, coffee masters e supervisores atuam na loja.
A Starbucks aponta como benefícios da contratação de pessoas mais velhas, atributos como redução da rotatividade no quadro de funcionários, criação de ambiente de trabalho mais amigável devido a troca de experiências e o valor do emprego. Como aproximadamente 12 milhões de pessoas do México são consideradas idosas, a iniciativa da multinacional tem aprovação do governo que possui um programa de bem estar de pessoas mais velhas.
A intenção da Starbucks é criar mais 120 empregos destinados a pessoas com mais de 55 anos. No México, 7 mil pessoas trabalham para a empresa e apenas 65 deles são idosos.
Vovós sorridentes
No Brasil, mais especificamente na cidade satélite de Águas Claras (DF), um restaurante inovou em 2015 ao recrutar senhoras com mais de 60 anos para recepcionar os clientes, a vaga era clara: procurava-se vovós "simpáticas e sorridentes”. A inspiração veio da mãe do dono do restaurante, que gostaria de trabalhar no restaurante, mas não podia porque morava em outra cidade.
Por fim, 22 idosas foram contratadas, contudo, infelizmente, o restaurante fechou as portas em 2016.
E você, o que acha desse tipo de inovação? Será que essa será a nova tendência do mercado diante das transformações sociais? Divida sua opinião com a gente.