De acordo com as previsões de inflação medidas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação no Brasil pode ocupar o terceiro lugar entre as maiores inflações do mundo, perdendo apenas para a Argentina e a Turquia em 2022, conforme esclarece o economista-chefe Andrea Damico, da Armor Capital.
Em 2021, o IPCA brasileiro alcançou e se manteve em dois dígitos, 10,67%, e superou de forma muito expressiva a previsão de 5, 25% com centros estimados em 3, 75%.
O impacto, naturalmente, alcançou o bolso da população: tudo que se compra está mais caro e a pergunta da maioria das pessoas é como manter controle orçamentário em meio aos aumentos descontrolados.
Para tentar amenizar rombos no planejamento financeiro, siga 3 dicas para manter o controle do orçamento familiar nas oscilações:
O consumo vai precisar mudar
A verdade é que se um item de hábito familiar custa duas vezes mais do que costumava e a renda não acompanhou o aumento, ele precisará ser trocado.
Nem sempre isto significa diminuir o padrão: por muitas vezes, o costume de consumir determinadas marcas e serviços pode obscurecer produtos com a mesma qualidade, por menor preço.
Avalie e faça trocas imediatamente.
As compras precisam passar por pesquisas constantes
Se um supermercado está com promoções de carnes e o outro não, você já sabe qual deve escolher.
Prefira poupar para que o orçamento renda mais.
Isto vale para serviços e contratos que você mantém em casa e, muitas vezes, são pouco utilizados. Poupe dinheiro e reserve para emergências.
Mantenha em mente: os aumentos nas contas de água e luz podem ser a razão do descontrole no orçamento familiar
Que tal um desafio?
Procure uma conta de energia com mais de 12 meses atrás e compare com a atual para avaliar o aumento.
Se ele for expressivo, e provavelmente será, medidas de economia precisam ser implantadas imediatamente pelo seu bolso e pelo meio ambiente.
O colapso energético enfrentado em 2021 ainda está em processo de recuperação.
Economizar água e luz é uma prioridade financeira e de sobrevivência.
Mude hábitos já!