Ir a lojas de cosméticos, ao supermercado ou a farmácias e sair levando mais produtos de beleza do que o necessário é mais comum do que se imagina. Mas evitar essa cilada, sem descuidar da aparência, é possível. “Sempre dá para economizar, seja escolhendo embalagens econômicas ou um produto de outra marca, mas de qualidade similar. O importante é saber qual é o tipo certo para você e seguir as instruções do rótulo, para que não haja desperdício e o resultado seja positivo”, aconselha Gisele Kobayashi, educadora financeira da CK Treinamentos. Confira mais dicas de como manter a aparência impecável e o saldo bancário também!
1. Escolha o produto certo para você: não adianta gastar com um cosmético de qualidade se ele não estiver adequado ao seu tipo de cabelo ou pele. Se o seu fio é oleoso, é essencial comprar xampu e condicionador que ajudem a tratar o excesso de oleosidade. Só assim você alcançará os resultados que deseja. “Também é interessante ter dois xampus diferentes. Para fazer a limpeza dos fios, você pode usar um xampu mais barato, já que ele vai apenas remover o excesso de resíduos. Na segunda lavagem, quando o cabelo realmente vai absorver os componentes do produto, você pode passar aquele mais caro, escolhido a dedo”, aconselha o hairstylist Peter Menezes, do Cat’s Cabeleireiros, no Morumbi Shopping (SP).
2. Pesquise sempre: atualmente, blogs e sites oferecem muitas dicas de produtos. Então, vale a pena navegar e colher informações, para escolher cosméticos que ofereçam um bom custo-benefício. Depois, bastará pesquisar os preços deles em mais de um estabelecimento, antes de comprar. “Os lugares especializados tendem a oferecer preços melhores e mais opções de produtos, fora as promoções”, observa Gisele.
3. Use apenas o necessário: “Atualmente, é possível conseguir bons resultados utilizando uma pequena quantidade de cada produto, já que os cosméticos estão cada vez mais eficientes. O que significa que é possível economizar garantindo os mesmos resultados”, alerta Menezes. Na hora de aplicar o xampu, por exemplo, usar o equivalente a uma moeda de um real de produto no cabelo costuma ser o suficiente. Na dúvida, informe-se com o seu cabeleireiro, para evitar desperdícios.
4. Prefira as embalagens econômicas: “Embalagens maiores geralmente oferecem mais produto por um preço mais acessível”, observa Gisele. Então, que tal investir nelas? Além de economizar, você não terá de voltar tão cedo à loja para comprar mais produto, o que evita outros gastos por impulso.
5. Faça trocas inteligentes: informe-se sobre produtos que sejam de boa qualidade e que durem mais. Em vez do sabonete em barra, por exemplo, vale optar pelo líquido, que está disponível, inclusive, em embalagens maiores e por um bom preço. Além disso, ele é mais hidratante que o convencional, não derrete com a umidade e evita o desperdício, já que possui aplicador.
6. Cuide-se de dentro para fora: levar uma vida saudável, ter uma boa alimentação, praticar atividades físicas periodicamente e beber bastante água são atitudes que ajudam a economizar em produtos de beleza, garante Menezes. “Um corpo saudável produz uma pele hidratada e cabelos mais sedosos. Não adianta ter os melhores cosméticos do mundo e não cultivar um estilo de vida equilibrado”, conclui o hairstylist.
Conhece outras maneiras de economizar ao comprar cosméticos? Deixe um comentário abaixo e divida com a gente!