Para os pais da era moderna, um dos maiores desafios da educação é tentar diminuir o tempo que os filhos gastam com jogos online.
Quanto mais a tecnologia avança, mais opções de jogos e consoles aparecem para ilustrar os sonhos de consumo de crianças e adolescentes.
Contudo, nem sempre jogar é uma ideia ruim:
E se você puder estimular comportamentos positivos em seus filhos, através de uma atividade tão presente em suas vidas?
Sim, é possível.
Reunimos, a seguir, 5 jogos famosos que estimulam quem joga a aprender noções importantes sobre educação financeira e os benefícios de poupar:
League of Legends
Se você é responsável por um adolescente, certamente já ouviu falar do famoso LoL. Com mais de 130 campeões e o objetivo expresso de ocupar a base adversária, o jogo estimula a economia: a cada desafio vencido, o jogador ganha moedas que aprende a economizar para comprar itens de seu interesse.
A importante lição de poupar para ter.
Candy Crush
Com o intuito de destruir os doces com até 45 movimentos, o popular jogo de raciocínio incentiva o pensamento prudente: economizar ações para conquistar mais e cumprir metas futuras.
Bate-bola Financeiro
Saúde financeira exige estratégia, resiliência e disciplina. E, felizmente, neste jogo os conceitos são esses. Através do futebol, o jogo engaja e estimula o jogador a poupar e organizar finanças.
Tá OSSO
Este jogo super interessante foi desenvolvido pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil). Sua estruturação teve como objetivo o auxílio a educadores na missão de ensinar educação financeira a alunos do ensino fundamental. O jogo está disponível para todos. Basta baixar.
Plants vs. Zombies 2
O conhecido jogo de estratégia ensina jogadores a aproveitar recursos e otimizar o tempo para ganhar recompensas, dando valor ao trabalho e às vantagens recebidas.
É um ótimo incentivador de conceitos de valorização e gestão financeira.