Quem mora longe da família sabe a sensação que é não poder dar um abraço quando se tem vontade. Contudo, agora durante a crise do novo coronavírus, essa situação chegou para todo mundo e com um agravante: não se pode abraçar ninguém. O primeiro acalento é que isso não dura para sempre, é apenas um período visando um bem maior. Em segundo lugar, existem formas de amenizar tudo isso, confira!
Em outros momentos da história com certeza foi mais difícil atravessar uma pandemia pela falta de um item essencial: a tecnologia. Hoje é possível ver pessoas de todo o mundo com um simples clique. Os aplicativos de chamada de vídeo facilitam essa aproximação. Um deles é o Skype, um dos pioneiros nesse tipo de comunicação, continua sendo o queridinho dos internautas. Nele é possível fazer chamada com até 25 pessoas ao mesmo tempo, dá até para organizar um almoço de família virtual.
Outro aplicativo que também oferece videochamada é o próprio WhatsApp, ela já é utilizado no dia a dia para o envio de chamadas instantâneas, por meio dele é possível ligar para quem se ama por vídeo ou somente por voz. É uma opção leve e prática para o celular. O GoogleDuo também é uma alternativa simples.
As redes sociais são outra forma de aproximação. Durante o isolamento você pode, por exemplo, abusar do famoso #tbt (Throwback Thursday), em tradução literal significa retorno à quinta-feira. Essa hashtag serve para compartilhar momentos bons do passado e demonstrar saudade. Compartilhe suas fotos de momentos felizes com mensagens de ânimo para os seus seguidores, lembrando que tudo isso logo passa.
A maioria das redes sociais possibilita também a criação de grupos de melhores amigos. Essa pode ser uma maneira de compartilhar o dia a dia com quem se ama. Nos stories do Instagram, por exemplo, você pode selecionar quem você deseja e dividir vídeos, fotos e mensagens diariamente. Bem como participar das listas dos amigos.
Uma alternativa que as redes sociais trouxeram foram os vídeos ao vivo, as famosas lives. Aqui no Brasil, os artistas sertanejos começaram a transmitir shows em casa e logo a ideia se espalhou entre os outros gêneros. Todo fim de semana tem uma agenda de eventos virtuais, basta preparar a bebida que você gosta e uma comida gostosa. No último sábado, por exemplo, a cantora Lady Gaga reuniu grandes artistas em uma live a fim de arrecadar doações para combater a Covid-19. O evento contou com nomes como Paul McCartney e Rolling Stones, cada um de sua casa.
Vale lembrar que o intuito das lives é que cada um assista da sua casa e respeite o isolamento social. Reunir os amigos para assistir só é apropriado virtualmente.
Diante de tantas notícias ruins, você pode desempenhar um papel de disseminador de boas notícias nas redes sociais. Se você gosta de compartilhar informações com os seus amigos, fale sobre o número de pessoas curadas, sobre o trabalho excepcional dos profissionais de saúde e de como o mundo vai vencer este desafio. É o momento de ser positivo e respeitar o isolamento para que tudo isso passe o mais rápido possível.