Quanto você paga na cesta de serviços do seu banco? R$ 20, R$ 30? O valor pode parecer pequeno, mas faz toda a diferença no orçamento, principalmente no atual cenário econômico mundial de crise. Qualquer quantia que puder ser economizada, já ajuda. Sendo assim, qualquer pessoa física tem direito no Brasil a uma conta corrente sem tarifas.
É lei, faz parte da resolução nº 3.919 do Banco Central que consolida as normas sobre cobrança de tarifas pela prestação de serviços por parte das instituições financeiras. De acordo com o texto, os bancos não estão autorizados a cobrarem tarifas do pacote de serviços essenciais, que contém:
- 1 cartão de débito;
- 4 saque por mês, no guichê do caixa ou em terminal de autoatendimento;
- 2 transferências para o mesmo banco por mês;
- 2 extratos por mês, com movimentação dos últimos 30 dias;
- Consultas ilimitadas por meio da internet;
- 1 talão de cheque com 10 folhas.
É de responsabilidade do banco também divulgar, seja nas agências ou no site, todas as informações de tarifas, inclusive dos pacotes essenciais. O cliente que desejar o pacote de serviços gratuito pode solicitar a qualquer momento na agência, caso seja informado que não existe essa possibilidade, basta apresentar a resolução (https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2010/pdf/res_3919_v4_P.pdf).
Outra conta que deve ser gratuita também é a poupança. Ela também oferece serviços essenciais:
- 1 cartão para movimentação;
- 2 saques por mês;
- 2 transferências por mês para conta de depósitos da mesma titularidade;
- 2 extratos por mês, com movimentação dos últimos 30 dias;
- Consultas ilimitadas por meio da internet.
A conta-salário também é livre de tarifas, contudo, ela só admite depósitos do empregador. Veja os serviços que ela oferece:
- 1 cartão para movimentação;
- 5 saques por mês;
- 2 extratos dos últimos 30 dias;
- 2 consultas mensais ao saldo em terminais de autoatendimento ou no guichê de caixa.
Os benefícios dos bancos digitais
Se você precisa de mais que um pacote essencial, uma alternativa é migrar para os bancos digitais e ter, além da comodidade, outros benefícios gratuitos. É comum que eles ofereçam, por exemplo, transferências (DOC e TED) e saques ilimitados.
Outra economia que você pode ter por meio das instituições virtuais é no cartão de crédito, muitos deles não têm anuidade. Além disso, as parcerias e serviços adicionais também são vantajosas para os clientes, existem aqueles que oferecem, por exemplo, dinheiro de volta na compra de produtos em lojas parceiras.
Economize
Se você já é cliente antigo de algum banco, negocie tarifas durante a crise. Verifique quais serviços que você não utiliza, entre em contato com o seu gerente, escolha um pacote mais em conta ou até mesmo gratuito.