Rotina confusa com o home office? Saiba como garantir o sono das crianças

Entende como algumas pequenas ações podem impactar profundamente o sono dos pequenos

O ano de 2020 foi marcado pelas mudanças causadas pela pandemia de Covid-19. E os adultos não foram os únicos afetados, as crianças também sentiram os efeitos da rotina e a mudança no estado emocional das pessoas próximas.

O Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), composto por órgãos como a FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), o CDHC-EUA (Center on the Developing Child da Universidade de Harvard) e o Insper (Instituto de Ensino Superior e Pesquisa), publicou um documento que indica que cerca de 21% das crianças desenvolveu problemas ligados ao sono durante a pandemia.

Se esse é o caso do seu filho ou de alguma criança próxima a você, saiba que existem certas medidas que você pode tomar para estimular o sono dos pequenos. Conheça algumas delas:

Desligue os aparelhos eletrônicos

Por mais difícil que possa ser, o ideal é as crianças parem de mexer nos smartphones, computadores, TVs ou tablets pelo menos uma hora antes do horário de dormir.

Leia livros e conte histórias

Além de estimular o hábito da leitura e propiciar um contato necessário com a literatura, ao contar histórias para o seu filho antes de dormir, você oferece um momento de relaxamento e contato íntimo com a criança que só tende a traze benefícios.

Mantenha uma rotina fixa

Crianças são seres muito sensíveis aos rituais e as rotinas fixas, de forma geral. Quando isso é aplicado ao horário de dormir, elas se sentem mais confortáveis e seguras.

Crie uma sequência de ações, como, por exemplo: tomar um copo de leite morno, ir ao banheiro, colocar o pijama, escovar os dentes, ouvir uma história e dormir após um abraço de boa-noite. Faça isso todos os dias, no mesmo horário, sempre que possível.

Tags: família qualidadedevida

Veja mais