10 Viagens que você não pode deixar de fazer

A experiência de viajar sempre proporciona pontos positivos e muitas histórias para contar

Quando a mente e o corpo não vão muito bem por conta do estresse cotidiano, é hora de tirar o atraso das férias, desempoeirar a mala e seguir viagem. Viajar sempre vai ser o melhor antídoto para desconectar-se das tensões e ligar-se consigo e com as maravilhas do lugar que se pretende ir.

Para quem já se aposentou, essa ideia é ainda melhor! Escolher novos destinos, embarcar em novas culturas trazem, além da experiência turística, muitas possibilidades de conhecer pessoas e vivenciar o que tem de mais incrível por aí.

Se, por um lado, mudar a rotina e viajar é algo quase indispensável, por outro, a saúde agradece. Muitos médicos recomendam essa pausa em benefício do corpo, pois é capaz de evitar doenças cardiovasculares, melhorar a respiração e afastar a depressão.

Se você sente que está na hora de descansar, confira esta lista com 10 lugares que você precisa conhecer:

1 – Águas de Lindóia (SP) 

As águas termais de seus balneários atraem turistas de diversas idades. A cidade fica a 180km de São Paulo e tem paisagem serrana e muito ar puro capazes de trazer muita tranquilidade a quem visita.

2 – Caldas Novas (GO)

Essa cidade proporciona um grande complexo de hospedagens, tendo o maior número de hotéis registrados no Centro-Oeste. O grande atrativo do destino são os tratamentos terapêuticos feitos nas águas quentes, que chegam a 51º C.

3 – Serra Negra (SP)

Lugar ideal para quem quer mudar o guarda-roupa. Se você se preparou financeiramente e pode gastar um pouquinho a mais, a cidade proporciona um polo de produção de malhas, muitas feiras e lojas de roupas.

4 – Cidades históricas de Minas Gerais

As cidades Ouro Preto, São Thomé das Letras, Mariana, Tiradentes, entre outras, são consideradas patrimônio da humanidade e são lugares que você não pode deixar de ir. Diversas igrejas católicas decoradas e banhadas a ouro trazem consigo muita história e arte, por conter obras de Aleijadinho, e outros grandes artistas. Trata-se de uma experiência emocionante que dever ser feita com cautela, já que as ruas são íngremes e com paralelepípedos. O uso de tênis é indispensável.

5 – Fortaleza (CE)

As praias de Fortaleza são o melhor atrativo do Ceará – as águas quentes são irresistíveis. Além das belezas naturais, bordados, crochês, tecelagens e palhas trançadas são encontrados nas diversas feiras e mercados da cidade.

6 – Roteiro dos Vinhos (RS) 

O visitante pode conhecer uma das maiores vinícolas e degustar os vinhos feitos no local. Há também cursos de viticultura e degustação oferecidos ao turista. As cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua têm os maiores vinhedos da região.

7 – Holambra (SP)

Apelidada de Cidade das Flores, esta colônia de holandeses é perfeita para relaxar e curtir a beleza do lugar. Holambra oferece passeios por bairros de arquitetura europeia, com restaurantes de culinária holandesa.

8 – Natal (RN) 

Esta cidade do litoral nordestino oferece paisagens de cair o queixo. Uma das costas mais bonitas do Nordeste, Natal oferece aventuras como em passeios de dromedário ou de bugue nas dunas.

9 – Socorro (SP) 

Muito próxima à Serra Negra, há excelentes opções de compras na sossegada cidade. Além das feiras permanentes de malhas e de artesanato, o lugar proporciona atividades em trilhas ecológicas e caminhadas leves.

10 – Portugal 

Sim, uma viagem internacional. Por que não? Muitos têm receio de sair do país por conta da língua estrangeira, mas em Portugal, porta de entrada para países da Europa, você não vai enfrentar essa barreira. Além de ótimas opções de turismo, o país tem memória preservada, o que torna a viagem uma aula de história sobre colonização.

Tags: bem-estar cidades saúde turismo viagem

Veja mais