O Conselho Monetário Nacional (CMN) divulgou um “respiro” para as pessoas que têm dívidas. Pessoas físicas, micro e pequenas empresas podem solicitar perante aos bancos um adiamento de até 60 dias no pagamento de dívidas.
Os bancos que adotaram a medida foram: Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e Caixa Econômica Federal. Contudo, vale lembrar que essa prorrogação não vale para dívidas do cartão de crédito e do cheque especial, mas sim para algumas linhas de financiamento, definidas pelos próprios bancos.
Desde o início do processo, os bancos já receberam 862 mil pedidos de adiamento. O intuito da iniciativa é amenizar os efeitos econômicos da crise causada pelo novo coronavírus.
Em geral, cada banco adotou uma maneira diferente de realizar a solicitação. O cliente que estiver interessado em adiar a dívida, deve entrar em contato por meio do telefone, da internet ou ir a própria agência para saber o procedimento.
Contudo, alguns bancos já divulgaram mais informações. O Santander, por exemplo, informou que a princípio o consumidor poderá adiar dívidas de algumas linhas de crédito pessoal, crédito direto ao cliente e financiamento imobiliário. A instituição também aumentou 10% o limite do cartão de crédito dos clientes adimplentes com seus cartões. O canal principal para informações é o aplicativo Way.
O Banco oferece a renegociação por meio do atendimento nas agências, nos terminais de autoatendimento, no aplicativo e no site DO. O diferencial deste banco é que os clientes que estão em dia nas linhas de CDC, podem renegociar suas operações, o prazo é de 90 dias de carência e até 90 meses para o pagamento.
Se você for em alguma agência do Banco , existe uma negociação que dispensa a primeira parcela, tem prazo de carência de 90 dias e de dois a 100 meses para realizar um novo contrato.
O Itaú Unibanco possibilita aumentar o vencimento da próxima parcela de empréstimo pessoal e capital de giro em até 60 dias após o vencimento, contudo, o cliente precisa aderir ao Itaú Crédito Sob Medida. Já os usuários que já possuem essa linha de crédito, já têm o direito de renegociar essas dívidas. O banco ainda oferece esse prazo de 60 dias para financiamento de imóveis e veículos. Mas vale lembrar que as medidas só valem para os pagamentos que estão em dia.
Apesar da determinação ser positiva para os clientes, alguns têm reclamado dos processos. O Bradesco, por exemplo, é o campeão de reclamações, inclusive no site Reclame Aqui. A orientação, nestes casos, é tentar resolver no SAC ou na Ouvidoria, se não houver sucesso, o consumidor pode registrar uma denúncia no Procon do Estado e, em última instância, no Banco Central.
É de conhecimento que toda novidade requer um tempo de adaptação, sobretudo por conta do número grande de solicitações e limitações por conta da Covid-19. O ideal é que o cliente procure seu banco e tente entender todo o processo para evitar dores de cabeça.