Para muitas pessoas o maior desafio na hora de realizar um sonho ou uma conquista é conseguir juntar o dinheiro suficiente, guardar um valor mensalmente é difícil e quando guarda, gasta facilmente. Para esse tipo de problema, o consórcio pode ser uma boa solução.
Consórcio nada mais é do que a junção de dois ou mais indivíduos, empresas, organizações ou governos, com o objetivo comum de adquirir um bem ou serviço. Sem muitas delongas, o consórcio é sim um investimento, e ainda, bastante eficaz, seja para a compra de um carro, um imóvel ou somente para guardar uma quantia em dinheiro.
E como funciona essa modalidade financeira? Existem várias formas de se fazer um consórcio, uma delas é feita de maneira informal, geralmente reúne um grupo de amigos ou colegas, todo mês todos pagam uma quantia e há um sorteio para uma das pessoas ser contemplada com todo o valor, os meses são proporcionais a quantidade de pessoas que participa. Se você for contemplado, por exemplo, no primeiro mês, terá que continuar pagando durante o restante do tempo.
Mas veja bem, esse tipo de consórcio pode não ser tão seguro, visto que as pessoas podem ser contempladas e desistirem de pagar. Neste caso, o mais recomendável é entrar em um consórcio por meio de uma empresa especializada, muitos bancos, por exemplo, oferecem esse serviço. Essas instituições serão responsáveis por viabilizar e definir as regras para a ação.
Uma das vantagens é que o consórcio não tem juros, há apenas uma taxa de administração embutida nas parcelas quando você realiza ele por meio de uma empresa, que é bem menor que os juros convencionais. Por isso, comparado a um financiamento, pode ser um ótimo investimento a longo prazo.
Ainda comparando ao financiamento, no consórcio você não precisa dar um valor de entrada, assim fica mais fácil você conseguir um imóvel, por exemplo, se não tem um dinheiro guardado previamente.
Agora se você tem um dinheiro guardado, o consórcio também tem uma vantagem, você pode utilizar a quantia para dar lances todos os meses, até o momento de ser contemplado. Funciona assim: se o seu lance for o vencedor, o imóvel será adquirido antes do prazo previsto.
Você também não perde o valor que pagou, quando termina de pagar e recebe a sua carta de crédito, os valores investidos são atualizados de acordo com a inflação e a variação monetária sofrida em todo o período.
Se você ficou interessado neste tipo de investimento, aqui vão algumas dicas importantes:
- Saiba quanto você pode investir por mês, você precisa conhecer seu orçamento, pois se atrasar uma das parcelas pode ter problemas na hora de receber ou dar um lance.
- Escolha o consórcio certo. Pesquise e esteja atento às condições do consórcio que vai fechar, algumas regras mudam de instituição para instituição, por isso, é necessário que você faça de acordo com as suas necessidades. Além disso, procure uma administradora de confiança.
- Esteja preparado para ser contemplado. Quando recebe o prêmio, seja um imóvel ou um carro, por exemplo, você precisa ter em mente que existem gastos, como documentação e manutenção. Tenha uma reserva preparada para este momento.
Seguindo as dicas é só fechar negócio, pagar as parcelas e esperar ser contemplado. Um bom consórcio pode fazer a diferença no seu futuro.