Segundo nova análise do Boletim Regional, emitido pelo Banco Central (BC), no último dia 24, todas as regiões do Brasil apresentaram crescimento no último trimestre.
A justificativa é o aumento contínuo no número de vacinados contra a Covid-19 que, por consequência, reduz o número de casos da doença e devolve os brasileiros à rotina de trabalho e consumo.
No Sudeste, o índice de atividade econômica da região variou 0,4%, após expansão de 0,8% no período anterior.
De acordo com a análise do BC, os indicadores apontam para acomodação da atividade econômica no Sudeste no quarto trimestre, muito embora o período tenha sido positivo.
No Centro - Oeste, o índice de atividade econômica da região cresceu 0,7% no terceiro trimestre de 2021, em relação ao trimestre anterior (2,3%), conforme dados dessazonalizados.
No acumulado de doze meses, o indicador expandiu 2% em setembro (0,8% no mesmo mês de 2020).
No Norte, entretanto, o índice de atividade econômica da região recuou 1% no terceiro trimestre do ano, influenciado pelas retrações no Amazonas (-3,1%) e Para´ (-0,9%).
Contudo, o Boletim aponta que haverá crescimento do faturamento do varejo, em maior escala, nos setores de alimentação e combustíveis.
No Sul, o setor de serviços expandiu pelo quinto período em sequência, encerrando a retração da atividade econômica na região.
No Nordeste, o índice de atividade econômica expandiu 0,5% no período, em relação ao anterior, quando cresceu 0,8% na mesma base de comparação, demonstrando uma boa recuperação econômica para a região.