Na criação da maioria dos brasileiros, conceitos e crenças de que dinheiro é algo difícil de multiplicar transformam o modo como os adultos encaram sua situação financeira e os fazem crer que, se a situação estiver apertada e ruim, é assim que ela deve ser.
Estimativa recente do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), revelou que 66% da população do país não se preocupa em estudar conceitos de educação financeira e impedem a própria prosperidade por falta de instrução no modo correto de lidar com o dinheiro.
Contudo, a verdade é que até mesmo pessoas em situação de endividamento que pensam não encontrar saída para sua situação, podem conquistar estabilidade financeira e organizar sua vida, caso invistam em melhoras nesse sentido, aplicando conceitos de negociação, organização e metas financeiras.
Para prosperar, o primeiro tabu com dinheiro, e de longe o mais difícil de se quebrar, é o de entrar em dívidas porque “merecemos determinado produto ou serviço”.
Sim, há merecimento. Entretanto, o bom planejamento financeiro faz com que estas aquisições não virem, com o tempo, merecimentos de superendividamento também.
Renovar conceitos é sempre um bom aprendizado e, por isso, lide com seu dinheiro com sabedoria e respeite limites que você tem hoje e, certamente, poderá transpor amanhã com o pensamento financeiro correto.
Quer prosperar? Comece caminhando pelos três passos a seguir:
Estude educação financeira
Este é o começo do sucesso nas finanças. Pense que em todos os campos da vida é preciso conhecimento para progredir e que com o controle e administração do seu dinheiro não há como ser diferente.
Com educação financeira, é possível entender o universo do dinheiro e usar as ferramentas disponíveis para lidar com ele da maneira adequada.
Perceba que isso vai além do simples ato de economizar: também diz respeito à consciência e compreensão de oportunidades e riscos envolvendo esse tema.
Gaste seu dinheiro pensando no amanhã
O mais comum é tentar convencer a mente de que “amanhã pode-se nem estar vivo” e sabemos que é uma possibilidade. Contudo, previna-se para o caso de estar. Viva com felicidade, mas, com responsabilidade também, através do equilíbrio financeiro.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a média de expectativa de vida do brasileiro é 76,7 anos e tende a aumentar.
Aprenda a poupar
Poupar é, acima de tudo, uma questão de hábito que está relacionada à consciência sobre a tranquilidade que uma reserva financeira pode trazer para você e para sua família. Poupar nada mais é do que guardar um pedaço do pão antes de encontrar argumentos para comê-lo inteiro.
Inclua um valor para poupar na sua lista de despesas mensais. Mesmo que seja pouco, o segredo é pagar a si mesmo assim que a renda entrar, transferindo a quantia para uma aplicação. Quite esta dívida também e prospere.