O papel dos avós na educação financeira dos netos

Hoje é dia de comemorar todo o incentivo que vocês dão aos netos

Em 26 de julho, comemoramos o dia daqueles que estão sempre à mão para ensinar e educar do modo mais doce e amoroso que pode existir.

Os avós são a fonte de enriquecimento emocional e cultural de seus netos.

Figuras de sabedoria, assumem a função de preencher as lacunas educacionais dos pais com leveza e experiência.

Sortudos são os netos que podem contar com os avós em seu processo de formação!

Há muito pelo que agradecer: o ensino suave, a paciência que se aperfeiçoou com o tempo e com a criação dos pais e a autonomia tranquila na tomada de decisões que, na função de pais e mães, muitas vezes são mais confusas por serem inteiramente novas.

Base sólida na formulação dos planos de educação – por terem, primeiramente, educado os filhos – os avós compõem a etapa principal da composição do caráter dos netos.

Afinal, eles ilustram o começo do ciclo.

Além de imprescindíveis na função de exemplificadores dos modos adequados de convívio social e segurança emocional, os avós também podem, ou devem, assumir posição na educação financeira de seus netos.

Que tal incrementar o aprendizado que tão sabidamente oferecem em vários âmbitos?

Instruam seus netos a lidar com o dinheiro também!

Não é incomum ouvirmos que os avós “estragam os netos” com excesso de mimos e, longe de pedirmos que vocês deixem de demonstrar afeto, procurem ser responsáveis em como vocês demonstram esse amor financeiramente.

É fundamental que netos de qualquer idade entendam o valor do dinheiro e não sintam que podem pedir e ganhar livremente itens de consumo sem respeitar o orçamento dos avós.

 Façam com que seus netos compreendam que os rendimentos vieram de esforços por toda uma carreira de trabalho árduo para que eles próprios compreendam o valor do dinheiro e as dificuldades de obtê-lo.

Por aqui, o melhor meio é combinar regras: se seus netos recebem mesada e devem administrar o dinheiro ao longo do mês, não aprenderão como fazê-lo se vocês acrescentarem mais valor à renda sempre que eles pedirem, certo?

Por essas e por outras, é preciso estipular diretrizes: definam um valor fixo mensal para que eles se organizem.

Para otimizar, sejam ainda mais influência positiva com os princípios financeiros que reunimos a seguir:

Ajudem seus netos a entenderem que dinheiro não é o que mais importa

Todos precisam de renda digna, é claro, contudo, quem tem mais experiência de vida sabe que dinheiro não é certeza de felicidade.

Ensinem seus netos a controlarem o dinheiro, para que não sejam controlados por ele.

Nem toda atividade precisa de dinheiro para ser divertida

Tanto pode ser feito em atividades caseiras para deixar seus netos felizes sem, necessariamente, gastar dinheiro...

Ensine-os a valorizar o tempo que vocês passam juntos!

Compras devem ser regradas

Este conselho vale, especialmente, para crianças e adolescentes. Eles não precisam de brinquedos caros ou acessórios de marca toda vez que virem vocês. Ponderem sobre como o consumo excessivo pode afetar negativamente o temperamento deles e invistam nesta educação.

Ensinem a eles o que é caro ou barato

Os netos precisam ter a consciência da pesquisa de preços consciente. Não permitam que eles sintam que qualquer valor é permitido. Isto desestimula o conceito de poupança e pode acarretar más condutas financeiras no futuro.

Por fim, recebam nossa homenagem por estarem aqui, buscando aprender mais por seus netos e por todo o belo trabalho que realizam na sociedade.

Feliz dia dos avós!

Tags: dia dos avós finanças

Veja mais