Descubra como se proteger de golpes no Pix

Confira como proteger seus dados

O Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), auxilia brasileiros em transferências e pagamentos a pouco mais de um ano e já é indispensável para a maioria da população.

Simples, prático e sem taxas, as transações por Pix substituem o saque de cédulas para muitos cidadãos.

Moldado para ser seguro e prático, o sistema passa constantemente por implantações de barreiras de proteção, a fim de evitar golpes.

Contudo, ainda assim, há crescimento de golpes por meio do Pix no Brasil. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), muito embora tenha havido aumento de golpes e fraudes envolvendo a ferramenta, o pix é uma opção rastreável:

“Todas as transações do Pix são totalmente rastreáveis, e, no caso de irregularidades, todos os envolvidos serão identificados e responderão pelos delitos”, informou a Federação.

Entretanto, apesar da segurança a mais na possibilidade de encontrar e punir criminosos, é fundamental que os usuários do Pix aprendam a se proteger de eventuais golpes, por meio da prevenção.

Para que você fique atento a possíveis fraudes, reunimos as principais ações criminosas envolvendo o sistema. Confira:

Aplicativos de bancos não têm registros de violação nas etapas de segurança

Porém, apesar de não haver ocorrências que indiquem que criminosos consigam burlar as etapas de proteção, a Febraban emitiu um passo a passo de segurança para o uso dos apps:

1 - A senha do banco deve ser exclusivamente usada para acessar sua instituição financeira; nunca use a mesma senha em outros aplicativos

2 - Jamais anote senhas de acesso ao banco em blocos de notas, e-mails, mensagens de WhatsApp ou outros locais em seu celular; memorize-a para o uso

3 - Utilize sempre o procedimento de bloqueio da tela de início do celular;

4 - Nunca utilize o recurso de “lembrar/salvar senha” em navegadores e sites.

Crédito: Comunicação da Federação Brasileira de Bancos

Cuidado com o Whatsapp

Por meio da rede social de conversas, golpistas encontram formas criativas de burlar a segurança do Pix.

Alguns fraudadores clonam os números convencendo usuários de clicarem em links e digitarem códigos enviados por SMS, passando-se por empresas familiares para a vítima e terminam o golpe solicitando ajuda financeira dos contatos salvos no whatsapp clonado.

Para garantir maior segurança, faça agora mesmo a verificação em duas etapas oferecida pelo aplicativo e reforce a segurança. Além disso, evite cair em golpes de links e mensagens suspeitas de aparentes empresas.

Jamais cadastre chaves Pix fora dos aplicativos dos bancos

Não clique em links que supostamente são da sua instituição financeira. Para cadastrar chaves pix, você deve entrar em seu aplicativo pessoal sempre.

Tags: golpe pix pix

Veja mais